Alimentação

Com desperdício zero e produtos frescos, casal faz sucesso produzindo sorvetes

2019-12-16

author:

Com desperdício zero e produtos frescos, casal faz sucesso produzindo sorvetes

Formados no icônico Instituto Paul Bocuse – respeitada escola de culinária de Lyon, o casal Julia Canu e Tiago Barbosa vende os melhores sorvetes da cidade. Com filas ao lado de fora da porta, o sucesso da Único fica ainda mais evidente no inverno, quando mesmo debaixo de chuva e frio, as pessoas optam por tomar sorvete. Ao experimentá-los, não é difícil entender o porquê, mas depois desta reportagem compreendemos que o valor da sorveteria do casal, formado por uma francesa e um brasileiro, vai muito além dos sabores inusitados.

Inaugurada há pouco mais de 2 anos, a pequena sorveteria localizada nas Pentes de la Croix Rousse – em Lyon, possui um conceito simples e ajustado com o mundo em que vivemos hoje. Os sabores mudam frequentemente e dependem da própria natureza. Os sorbets são compostos por 95% de fruta, diretamente comprada pelos proprietários, que possuem sua própria rede de fornecedores – nunca a mais de 100 quilômetros de Lyon. Desta forma, eles garantem a qualidade de seus produtos e poluem menos.

Os sabores são criados de acordo com as frutas que a estação nos oferece. Geralmente, aquelas frutas que acabam ficando por último na feira, são as escolhidas por eles. Uma maneira simples e inteligente de não desperdiçar e de criar um sistema de produção sustentável e orgânico.

Sem conservantes químicos ou aditivos artificiais, a explosão de sabores vai desde um simples sorbet de frutas, até inusitadas combinações, como por exemplo: abóbora com especiarias, um sabor familiar e típico do natal. O leite e outros laticínios são provenientes de fazendas próximas da região. Produtos de qualidade aliados com muita criatividade, explicam um pouco o sucesso deste empreendimento, que acaba de ganhar uma outra versão. Inaugurado no último verão, seu irmão mais novo – Fresco, entrega um outro conceito aos consumidores. Com sorvetes no estilo italiano e a opção de montar seu próprio picolé, as matérias primas utilizadas são exatamente as mesmas, o que muda é o produto final.

Acompanhamos Julia e Tiago durante uma manhã. Fomos ao mercado escolher as frutas, observamos todas as estapas de produção de um sorbet de pera, e aguardamos o casal abrir a loja, que não demorou muito para receber a primeira cliente.

Responsáveis por criar uma metodologia inteligente de produção, cujo lema é “desperdício zero e qualidade máxima”, seus sorvetes são a representação de tudo o que uma pessoa consciente espera de uma empresa hoje. Produtos saudáveis e de qualidade, alinhados com um savoir-faire e responsabilidade com o meio ambiente, o nome não poderia ser outro: Único.

 

 
Fotos e vídeo: Lumière Média

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.

 

conteúdo original