Relações Humanas

Como aplicar o Mindfulness em seus relacionamentos e construir conexões de verdade

2021-02-22

author:

Como aplicar o Mindfulness em seus relacionamentos e construir conexões de verdade

Você certamente já ouviu falar no termo mindfulness, que apesar de já existir na filosofia budista há mais de 2500 anos, vem sendo pauta cada vez mais recorrente de nossa sociedade imediatista. Vivemos na era da velocidade e da tecnologia, no entanto, tamanha pressa não somente tem se mostrado inútil, como doentia. A vida está pedindo um pé no freio e precisa ser desacelerada para ser sentida e apreciada em toda sua totalidade. O que talvez você não sabia, no entanto, é que a técnica da atenção plena pode ser usada em nossos relacionamentos a fim de construir conexões de verdade com as pessoas.

mindfulness relacionamentos 1

Mindfulness é a entrega total àquele momento, seja ele qual for. Com o tempo e prática, ele se transforma em uma recusa permanente ao modo robô e começa a afetar positivamente diferentes áreas de nossa vida. Se relacionar verdadeiramente através de uma comunicação positiva exige de nós algo como uma meditação, já que se trata de entrega. É o que chamo de mindfulness das relações. Porque o relacionamento de verdade não mora nas fotos no Instagram, tampouco nas alianças de casamento e contratos de trabalho ou sociedade. Para se relacionar precisamos nos dar conta de que “podemos transformar o mundo ao transformar as relações humanas por meio de uma convivência com presença, afeto e plenitude”, como explica a jornalista Michelle Prazeres, fundadora do Desacelera São Paulo, iniciativa que propõe a desaceleração como saída para uma vida com mais propósito.

mindfulness relacionamentos 2

A verdadeira comunicação exige atenção. Não somente ao momento presente, mas ao outro. Comunicar não é apenas informar e mostrar diferentes pontos de vista, mas, sobretudo, deixar-se afetar, oferecer tempo e presença, da mesma maneira como nos propomos ao realizar o mindfulness. Para criar uma conexão verdadeira com qualquer pessoa que seja, chefe ou parceiro amoroso, é preciso consciência e entrega, é preciso humanizar a comunicação. Precisamos parar de romantizar o multitasking, a habilidade de fazer mil coisas ao mesmo tempo. A prática não somente está nos deixando cada vez mais cansados, como inconscientes. É essencial enxergar o mindfulness não apenas como técnica eficaz de redução de estresse, mas como a única saída para uma vida com mais sentido e relações mais prósperas e íntegras.

mindfulness relacionamentos 3

É no sentido da entrega que podemos estabelecer a convivência afetiva e suprimir de uma vez por todas a comunicação violenta de nossas vidas. E isso acontece “quando há disponibilidade e um interesse genuíno no outro; no que o outro pode apresentar; na beleza e na divindade do outro”, diz Michelle. A convivência afetiva acontece quando passamos a enxergar o outro como uma colcha de retalhos, resultados de vivências, fracassos, sucessos, conquistas e despedidas. A partir deste momento, nos equiparamos a ele, nos deixamos transformar e nos abrimos para inúmeras possibilidades que acontecem através do mindfulness das relações. Para se comunicar é preciso desacelerar.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.