Vida Natural

Como o horário de suas refeições pode afetar o ciclo circadiano e a qualidade do sono

2021-09-20

Como o horário de suas refeições pode afetar o ciclo circadiano e a qualidade do sono

Com cada vez mais pessoas sofrendo de distúrbios do sono, é preciso compreender as diferentes práticas que afetam a qualidade do mesmo. Entre os exageros do café, exercícios físicos durante a noite e o exagero das telas, não podemos esquecer da estreita relação que existe entre sono e alimentação. Não é apenas o que você come que afeta o sono; o horário das refeições importa também, à medida que isso afeta diretamente o ciclo circadiano do corpo, responsável por regular todo o funcionamento de nosso organismo.

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Foto: Mpho Mojapelo / Unsplash

O que é o ciclo circadiano

Também conhecido como ritmo circadiano, esse é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante. É o período de 24 horas que dita o nosso ciclo circadiano.

Em recente pesquisa, os especialistas Sophie Bostock, Allison Brager e Rebecca Robbins explicaram a conexão entre a hora das refeições e o sono, com o objetivo de mostrar por que é tão importante, além de dar dicas sobre como usá-lo a seu favor – mesmo quando você estiver viajando.

Segundo eles, alguns sinais dizem ao nosso cérebro que é hora de trabalhar – um deles é a luz, mas as refeições também têm esse papel. Comer sinaliza para o fígado, coração, músculos e rins que é hora de estarmos ativos e não de descansar. Em outras palavras, comer muito perto da hora de dormir sinaliza para o corpo que ele precisa ficar acordado para processar a refeição. E é aí que dormimos mal.

De acordo com os especialistas, esses hábitos não somente afetam nossa saúde a curto prazo – uma vez que todos sabemos da dificuldade de uma noite de insônia, mas a saúde de maneira geral. É por isso que pessoas que trocam a noite pelo dia estão muito mais propensas a adquirir distúrbios metabólicos, como diabetes, obesidade e até mesmo doenças cardíacas.

Para Rebecca Robbins, a consistência é muito importante para o corpo, e isso inclui as horas de sono e as refeições. Por isso, o ideal é ter hábitos alinhados com o próprio ciclo de 24 horas que comanda o dia e ser consistente. É claro que, algumas situações exigirão mudanças e alinhamentos de nossa parte, mas quanto mais rotina, neste caso, melhor.

Como alinhar seus hábitos de acordo com o ciclo circadiano

Para que seu corpo trabalhe a seu favor, o ideal é comer aproximadamente no mesmo horário todos os dias e fazer a última refeição cerca de 2 horas antes de dormir e não beliscar depois disso. Já para quem troca o dia pela noite – por exemplo quem trabalha em turnos noturnos, o ideal é fazer várias pequenas refeições ao invés de uma grande refeição de madrugada. Isso porque, o corpo tende a desejar mais açúcar e gordura quando está cansado e a prática de comer vai avisar o cérebro que é hora de trabalhar.

Lembre-se: quanto mais alinhados com o ritmo da natureza estivermos, mais saúde física e mental teremos também! A regra é essa.

 

 

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