Autoconhecimento

Como os micro hábitos podem ajudá-lo a alcançar grandes objetivos

2021-09-30

Como os micro hábitos podem ajudá-lo a alcançar grandes objetivos

Final do ano e você está escrevendo sua lista de desejos e metas para o ano novo. Provavelmente, assim como a grande maioria das pessoas, você tem o costume de criar infinitas metas grandiosas, o que acaba gerando frustração e a constante sensação de insuficiência. Sim, você é capaz de fazer muita coisa em um ano, mas se focar apenas no resultado final, possivelmente poderá se perder no meio do caminho. Ao invés de querer se transformar de sedentário em maratonista em um ano, tenha a meta de correr 30 minutos por dia. São os micro hábitos que irão ajudá-lo a conquistar os maiores sonhos de sua vida e é sobre isso que falaremos hoje.

micro habitos
Foto: Vitolda Klein / Unsplash

Um objetivo não pode ser tão grande a ponto de ser inalcançável

Muitas vezes, nossos objetivos podem parecer tão distantes de onde estamos atualmente em nossas vidas, que parecem estar totalmente fora de alcance. Como consequência, você desiste no meio do caminho, se sente incapaz e se contenta com uma vida desinteressante, afinal, qual o sentido de fazer as coisas por fazer, sem absolutamente nenhum propósito?

Um escritor não escreve um best-seller em um final de semana, ele começa com algumas páginas por dia e com paciência e trabalho duro o termina. Parte do motivo pelo qual desistimos é que nos colocamos sob pressão para fazer as coisas acontecerem rapidamente, esperamos que as mudanças aconteçam do dia para a  noite. Se isso não acontecer, ficamos desanimados e desistimos. Perdemos de vista todo e qualquer progresso e achamos que a solução é encontrar novos sonhos. E o ciclo recomeça.

Divida o grande objetivo em pequenas metas

O hábito e a prática precisam ser a parte mais importante desse processo de realização de sonhos. Você não depende da sorte, tampouco do acaso – mas sim de persistência. Tenha seu objetivo principal, e entenda que ele precisa ser inabalável. No entanto, divida-o em pequenas metas alcançáveis e esteja pronto a redirecioná-las se assim for preciso.

Porque isso funciona

Voltando com o exemplo dos escritores. Se um escritor se comprometer a escrever 2 páginas por dia, provavelmente ele acabará escrevendo mais. Uma linha se transforma em muitas e o hábito de continuar – mesmo quando não estamos motivados, gera um impulso, uma vontade inabalável, e é ela que não te deixar desistir. Isso é se preparar para o sucesso, porque existe algo de mágico na constância e no comprometimento.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.