Autoconhecimento

Como superar as limitações mesmo quando você não acredita que seja possível

2021-08-16

Como superar as limitações mesmo quando você não acredita que seja possível

Eu tenho certeza de que, se você observasse o passado com atenção e presença, se daria conta de que muitos obstáculos que você acreditou terem te atrapalhado, na verdade eram limitações percebidas – ou seja, você mesmo estava criando um muro de limitações e se autosabotando. É por isso que eu gosto de trazer a sabedoria das árvores para a nossa vida. Elas simplesmente fazem o que fazem, continuam a crescer, apesar de qualquer obstáculo, barreira ou predador. Elas criam raízes profundas, se adaptam ao ambiente e ficam cada vez mais fortes.

superar limitacoes 1
Foto: Michael Rosner-Hyman / Unsplash

A simbologia por trás das árvores, é que o verdadeiro propósito do ser humano também é crescer aconteça o que acontecer. A vida possui muitos eventos que estão além do nosso controle, muitas vezes nos encontramos em situações em que parece que estamos sendo testados. Obstáculos e limitações aparecem em nosso caminho e nos desestimulam, nos desencorajam. E é aí que muita gente desiste.

superar limitacoes 2
Foto: Venyamin Koretskiy / Unsplash

Mas a questão é que não são os obstáculos que têm o poder de ditar o que será de nós, mas sim as crenças que temos sobre eles. Se você acreditar que uma pedra no caminho é castigo divino e que você é incapaz de realizar seus sonhos, eles de fato nunca chegarão a você. Em outras palavras, nossas vidas são reflexo do que acreditamos ser verdadeiro e possível. Os sistemas de crenças que temos em vigor guiam nossos pensamentos, desejos e as ações que realizamos ou deixamos de realizar para fazer as coisas acontecerem. O movimento é para frente. Continue fazendo, dando o seu melhor, levantando quantas vezes for preciso e, principalmente: trabalhe suas crenças limitantes. Geralmente somos nossos maiores inimigos.

Técnica para limpar crenças limitantes

1. Escolha uma meta específica que você gostaria de atingir ou uma situação atual que gostaria de mudar.

2. Escreva todas as crenças que você tem sobre esse objetivo ou situação, e que você acredita que estejam te impedindo de realizá-lo. Por exemplo: “Não tenho tempo suficiente” ou  “Eu sou muito velho para isso”.

3. Reserve algum tempo para refletir sobre essas crenças. Silencie, medite se for preciso e tente compreender quando ela começou a fazer parte de sua vida.

4. Depois desta tomada de consciência, você tem a opção de continuar acreditando nelas ou não. Muitas crenças vêm de experiências da infância ou até mesmo da sociedade, mas somente você tem o poder de não deixar que elas te limitem e isso fica mais fácil quando temos clareza sobre elas.

5. Desenvolva o autoconhecimento. Essa é uma ferramenta essencial de força interior e limpeza de crenças, e uma jornada sem fim.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.