Saúde

Compreenda a relação entre o sono e a saúde cardíaca

2021-07-06

Compreenda a relação entre o sono e a saúde cardíaca

Uma boa noite de sono é reconfortante, nos prepara para o dia seguinte, nos ajuda a tomar melhores decisões e é essencial para a saúde do nosso corpo. Um sono de qualidade fortalece o sistema imunológico, regula os hormônios, consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além de relaxar e descansar a musculatura. É durante o período em que dormimos que nós recuperamos nossas capacidades físicas, mentais e intelectuais, no entanto, ele também possui um papel fundamental na saúde cardíaca.

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Foto: Gregory Pappas / Unsplash

Distúrbios do sono e saúde cardíaca

Qualquer distúrbio do sono acaba interrompendo o estado de relaxamento e recuperação do corpo, gerando estresse ao coração. Isso acontece porque, quando estamos dormindo profundamente a frequência cardíaca e respiratória diminui, assim como a pressão arterial. No entanto, quando acordamos no meio da noite e não conseguimos mais dormir, estes índices aumentam rapidamente. Pesquisas mostram que esses aumentos frequentes da pressão arterial no meio da noite podem levar a um aumento da pressão arterial durante o dia, o que está diretamente relacionado com vários tipos de doenças cardíacas.

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Foto: Andisheh A / Unsplash

Entretanto, uma ou várias noites mal dormidas podem desacelerar o metabolismo, desencadeando níveis elevados de açúcar no sangue. É exatamente por isso que quando dormimos mal sentimos mais fome! Quando dormimos mal com frequência ficamos mais propensos a ter diabetes e obesidade, fatores também relacionados com as doenças cardíacas.

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Foto: bruce mars / Unsplash

E para completar, distúrbios do sono deixam o corpo inflamado e prejudicam o sistema imunológico, ou seja, é uma bomba relógio. Quem não cuida da qualidade do sono, mais cedo ou mais tarde, irá acabar desenvolvendo uma série de doenças relacionadas a isso.

Como melhorar a qualidade do sono

Dormir mal não é natural e os distúrbios do sono sinalizam que algo está em desequilíbrio no corpo, portanto, a primeira coisa é identificar o que está te impedindo de dormir mal. Faça um check up, verifique os hormônios, se algo está te estressando e fique de olho na alimentação. Veja abaixo algumas dicas para dormir melhor:

  • tenha uma rotina de sono para ensinar ao cérebro que é hora de dormir;
  • tome sol;
  • faça exercícios durante o dia;
  • cuide da saúde mental;
  • identifique o que está te estressando;
  • evite aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • não consuma alimentos e bebidas estimulantes durante à noite.

 

 

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