Autoconhecimento

Compreenda por que o desenvolvimento pessoal é uma jornada infinita

2021-08-04

Compreenda por que o desenvolvimento pessoal é uma jornada infinita

Fala-se tanto sobre desenvolvimento pessoal atualmente, que algumas pessoas simplesmente não querem mais ouvir essa expressão. Você também pode chamar de autoconhecimento ou autoaperfeiçoamento, mas o fato é que todos nós um dia precisaremos embarcar nessa jornada, se a ideia for alcançar nossos objetivos e ser feliz.

desenvolvimento pessoal 1
Foto: Bruno Nascimento / Unsplash

Tudo o que você precisa saber é que esse é e sempre será um caminho infinito, não existe limite, não é com um curso de final de semana que podemos dizer que finalmente alcançamos o desenvolvimento pessoal ou a inteligência emocional. No entanto, se essa constatação for muito difícil de aceitar, você pode começar a dividir seus objetivos em etapas.

desenvolvimento pessoal 2
Foto: Axel Bimashanda / Unsplash

Primeiro, determine qual objetivo você deseja alcançar. Em seguida, faça uma lista das ações e etapas que você precisa realizar para alcançar esse objetivo. Reavalie seus passos, se necessário, faça as mudanças e comece de novo, até atingir aquele objetivo. Saiba que dificilmente você atingirá de primeira, mas, principalmente: não tenha medo de pedir ajuda e de se mostrar vulnerável. Você não precisa ser invencível – essa crença pode estar te atrapalhando, porque muitas vezes perdemos oportunidades valiosas de criar alianças com pessoas que nos ajudariam a conquistar nossos sonhos mais rápido e com mais consistência. Veja mais alguns hábitos, para você que está trilhando o caminho do desenvolvimento pessoal:

desenvolvimento pessoal 3
Foto: IB Wira Dyatmika / Unsplash

Concentre-se em você mesmo e nos relacionamentos

Desenvolvimento pessoal não diz respeito apenas a trabalho, por isso é preciso estar atento à maneira como você vem se tratando – e o mesmo vale para seus relacionamentos mais próximos, afinal, a qualidade deles diz muito sobre nosso equilíbrio emocional.

Mantenha seus objetivos em foco

Se você quer correr uma maratona, você tem que treinar um pouco todo dia. Se você quer perder peso, tem que mudar seu estilo de vida e hábitos alimentares. Nada acontece durante a noite. Não somos robôs, isso não quer dizer que você não possa relaxar de vez em quando, mas saiba que é muito fácil se perder no estado de alienação quando não temos objetivos.

Entenda que o desenvolvimento pessoal não acaba jamais

A vida não é uma eterna competição, não tem ninguém te julgando para ver até onde você conseguiu chegar – quem faz isso melhor do que ninguém, somos nós mesmos. Foque no caminho, na jornada – e não no resultado final. Ao fazer isso você dificilmente se esquecerá da importância de melhorar 1% a cada dia, além de estar aberto às mudanças, imprevistos e surpresas que certamente acontecerão no meio do caminho. Ou você continua, ou ficará estagnado com seus sonhos engavetados.

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.