Alimentação

Compreenda quais são os melhores horários para você fazer suas refeições

2021-08-30

Compreenda quais são os melhores horários para você fazer suas refeições

A vida moderna trouxe uma série de desequilíbrios para o ser humano, e um dos mais significativos foi em relação aos hábitos alimentares. A falta de tempo foi uma das maiores culpadas para nossa desconexão com o alimento e uma das consequências é o horário em que as pessoas fazem as refeições. De acordo com diversas escolas e saberes holísticos, quanto mais em equilíbrio com o ritmo circadiano estivermos, mais saudáveis seremos. Por isso, o ideal é manter um horário para cada refeição.

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Foto: Artem Labunsky / Unsplash

Isso porque o ritmo circadiano – que modera os padrões de sono e vigília no período de 24 horas, influencia todos os processos físicos, mentais e comportamentais do corpo, incluindo alimentação e a digestão. Diversas pesquisas já mostraram que existe uma associação entre ritmo circadiano, horários das refeições, peso e até mesmo resistência à insulina.

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Foto: Gardie Design & Social Media Marketing / Unsplash

Um estudo recente mostrou quem costuma passar a noite toda acordado, tem mais risco de desenvolver uma condição metabólica, como diabetes ou obesidade. Este mesmo estudo, feito com policiais, constatou que aqueles que trabalhavam no período noturno e tinham padrões irregulares de refeições, também tinham mais probabilidade de desenvolver doenças metabólicas.

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Foto: Louis Hansel / Unsplash

Não existe um horário ideal de refeição que funcione para todo mundo ao mesmo tempo, mesmo porque as pessoas possuem estilos de vida diversos. No entanto, o que você precisa ter em mente é que comer no mesmo horário todos os dias é uma das chaves da boa saúde.

Café da manhã

De acordo com a teoria do ritmo circadiano, o ideal é tomar o café da manhã até às 8h. Apesar de diversas correntes defenderem o jejum intermitente, pular o café da manhã pode afetar a qualidade de sua dieta, uma vez que pode levar você a comer mais calorias durante o almoço. Você não precisa exagerar, mas um suco, uma fruta ou um alimento fermentado é o ideal para você começar o dia.

Almoço

O horário em que o corpo metaboliza mais rapidamente aquilo que comemos, é até as 13h, por isso costumamos nos sentir pesados quando almoçamos mais tarde do que isso. Isso sem contar que um almoço mais cedo pode contribuir para uma microbiota mais saudável, e o intestino está diretamente relacionado com nossa imunidade e saúde no geral.

Jantar

Um estudo associou comer tarde da noite a níveis mais altos de gordura no sangue e um fator de risco para doenças crônicas, além do aumento da gordura corporal, ganho de peso e capacidade do corpo de digerir o açúcar. Isso porque, conforme o corpo libera melatonina, ele libera menos insulina, o que inibe sua capacidade de digerir açúcares como a glicose. Portanto, o ideal é que o jantar seja feito até às 19h no máximo!

 

 

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