Alimentação

Conheça a relação das pessoas que vivem mais tempo no mundo com o álcool

2021-08-02

Conheça a relação das pessoas que vivem mais tempo no mundo com o álcool

Se todo mundo se interessa por saber os hábitos de longevidade das pessoas que vivem mais tempo no mundo, nós temos muito o que aprender com quem vive nas Zonas Azuis, lugares onde há mais pessoas que vivem além dos 100 anos. Estas pessoas ficam menos doentes, vivem mais e mais saudáveis por mais tempo. Mas, afinal, qual é a relação que essas pessoas têm com o álcool, uma vez que o senso comum diz que não existe medida segura de álcool para a saúde?

alcool e longevidade 1
Foto: Kelsey Knight / Unsplash

“Essas pessoas que vivem mais tempo do que qualquer pessoa na Terra estão desfrutando de um pouco de sua bebida alcoólica favorita todos os dias”, afirma o especialista em longevidade Dan Buettner. De acordo com ele, a forma como o álcool é consumido nas Zonas Azuis é cuidadosa e intencional, assim como o resto de sua dieta.

alcool e longevidade 2
Foto: Theme Photos / Unsplash

Há muitos debates sobre os efeitos das bebidas alcóolicas no corpo humano. E a ironia é que, enquanto diversos estudos já mostraram que o álcool aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer, doenças cardíacas e uma série de outros problemas de saúde, além dos acidentes, Buettner diz que em todas as cinco Zonas Azuis, as pessoas bebem um pouco todos os dias.

alcool e longevidade 3
Foto: Chelsea Pridham / Unsplash

No entanto, o segredo é a quantidade que essas pessoas bebem, já que para quem é comedido, beber um pouco de vinho tinto com uma refeição à base de plantas, vai quadruplicar a absorção de flavonóides ou antioxidantes e baixar os níveis de cortisol no final do dia. Segundo o especialista, o segredo é a forma como essas pessoas consomem vinho – sempre junto de alguma refeição baseada em vegetais e em pequena quantidade. Ou seja, tomar muitos drinks e exagerar na quantidade é prejudicial à saúde! Moderação é a chave!

alcool e longevidade 4
Foto: Amy Bonthorne / Unsplash

Em Okinawa, no Japão, por exemplo, uma das zonas azuis, e onde há uma das mais baixas taxas mais baixas de câncer, doenças cardíacas e demência do mundo, as pessoas consomem álcool. Eles costumam degustar o awamori, um licor destilado à base de arroz, misturado com água, depois das refeições. E novamente: a chave é que eles têm uma dieta baseada principalmente em vegetais, e costumam fazer isso cercados de bons amigos e familiares. Como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio e da relação que estabelecemos com isso. Não é vício, nem escape da realidade, é prazer em doses controladas!

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.