Terapias Holísticas

Conheça os 3 estágios da meditação e como alcança-los

2021-08-27

Conheça os 3 estágios da meditação e como alcança-los

A ciência já conseguiu comprovar os inúmeros benefícios da meditação, mas, ainda assim, muita gente resiste à prática por considerá-la difícil e inalcançável. Para quebrar o estigma de que a meditação é somente para alguns, hoje nós iremos falar sobre os 3 estágios da prática e como alcançá-los.

estagios da meditacao
Foto: Benjamin Child / Unsplash

Entenda que existem diferentes tipos e técnicas de meditação, e que caso seja muito difícil para você, comece pelo mindfulness, também conhecido como atenção plena. A minha dica é: concentre-se menos em técnicas e regras, e ofereça esse tempo de presença consciente a você. Comece meditando 5 minutos por dia, e vá aumentando o tempo conforme for se familiarizando.

Estágio 1: foco

Antes mesmo de se concentrar, é preciso encontrar um foco. Pode ser sua respiração, a água descendo de uma fonte ou cachoeira, o fogo ardendo na lareira ou mesmo um objeto. Deposite total atenção ao que você escolheu focar, depois comece a concentrar todos os seus pensamentos ali e procure não pensar em mais nada. Todos os outros níveis acontecerão por consequência, desde que você afaste qualquer pensamento e foque sua atenção em uma coisa só.

Estágio 2: concentração

Após ter passado pelo estágio de foco e ter conseguido manter total atenção em algo, você atinge o estágio da concentração, dando espaço apenas ao que está vivendo no aqui e no agora, sem se importar com o que está ao seu redor. Essa etapa é vital, é ela que dirá se você está realmente no caminho certo, é aqui também que manifestamos aquilo que vem do nosso coração. Isso acontece porque, se concentrar é entender que tudo pode estar acontecendo ao nosso redor, mas nossa atenção está completamente voltada para o que de fato devemos fazer.

Estágio 3: Transcendência

Esse estágio é um tipo de nível avançado na meditação, portanto não se preocupe em alcança-lo no início e não desista também! Neste estágio, todo o exercício é em torno de você, você é o centro de suas emoções e sentimentos, e é aqui que se encontram todas as respostas necessárias para o crescimento e a evolução, nesse momento você atinge o estágio de transcendência.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.