Cura pela natureza

Conheça os 5 óleos essenciais mais importantes para o inverno

2021-08-02

Conheça os 5 óleos essenciais mais importantes para o inverno

O inverno chegou e trouxe temperaturas baixas e a diminuição da umidade do ar, ambiente propício para determinadas doenças aparecerem. Nós naturalmente estamos mais propensos a ter gripes, resfriados, problemas respiratórios, amigdalite, sinusite, faringite e bronquite no frio, mas algumas atitudes podem te ajudar a ter mais imunidade, e a atravessar a estação mais fria do ano ileso. E é aí que entram os óleos essenciais, com substâncias ativas que estimulam nosso sistema imunológico. Confira os 5 mais importantes para o inverno:

oleos essenciais inverno
Foto: Christin Hume / Unsplash

1. Eucalipto

Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e tratando gripes, resfriados, otites e bronquites crônicas de forma natural. Como usar: misture 3 gotinhas com uma colher de chá de mel e tome 3 vezes ao dia após as refeições.

2. Orégano

Esse óleo tem propriedades antioxidantes, antifúngicas, antiparasitárias, antibióticas e antibacterianas que garantem ação contra gripes, resfriados, pneumonia, alergias e infecções causadas por bactérias e fungos. Também é usado para aliviar aquelas dores de cabeça chatas e típicas de gripe. Como usar: Pingue 4 gotas em um difusor elétrico.

3. Tomilho

Menos conhecido, ele também é um excelente aliado no inverno, pois ajuda a desobstruir as vias respiratórias, aliviando a sinusite, a tosse e até mesmo inflamações de garganta. Como usar: Misture 3 gotinhas no azeite, óleo de coco ou mel e tome 3 vezes ao dia após as refeições.

4. Hortelã

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta, já que ele atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite. Como usar: Pingue 4 gotas em um difusor elétrico ou faça uma inalação caseira (pingue 4 gotas e uma panela com água fervendo e inale até que a água esfrie).

5. Ravensara

Rico em propriedades antibióticas, antivirais, antifúngicas, antialérgicas, analgésicas, antiespasmódicas e expectorantes, esse é um óleo essencial indicado como auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e pneumonia. Como usar: Misture 4 gotas com outro óleo vegetal e aplique sobre o peito ou utilize em um difusor elétrico.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.