Equilíbrio

Considerada extinta há 40 anos, planta é redescoberta no Rio de Janeiro

2021-02-16

author:

Considerada extinta há 40 anos, planta é redescoberta no Rio de Janeiro

Planta endêmica das restingas de Cabo Frio e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, a pleroma hirsutissimum já estava considerada em extinção há 40 anos. A última vez que a planta havia sido vista foi em 1982, mas a boa notícia é que em recente expedição a espécie foi redescoberta no Parque Estadual de Cabo Frio.

redescoberta-planta-cabo-frio 1

A descoberta se deu por acaso, quando um grupo de pesquisadores do projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção fazia uma coleta de sementes para a produção de mudas de espécies nativas do estado. A região dos lagos, no Rio de Janeiro, possui um papel essencial na proteção de uma série de ecossistemas, entre eles as dunas, restingas, lagoas, florestas e sambaquis.

redescoberta-planta-cabo-frio 2

Anna Carolina Lins – analista de conservação da WWF-Brasil comemora: “A redescoberta de uma espécie tão rara foi um resultado importante e inesperado, um excelente exemplo de como os planos territoriais podem beneficiar outras espécies”, explica. Assim como muitas outras espécies, a planta possivelmente entrou em extinção devido ao impacto provocado pelo turismo e a inconsequente ação do homem.

redescoberta-planta-cabo-frio 3

 

Fotos: Inara Carolina da Silva Batista

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.