Saúde

Coração artificial mais avançado do mundo é aprovado para venda na Europa

2021-01-28

author:

Coração artificial mais avançado do mundo é aprovado para venda na Europa

Com o aumento das doenças cardíacas em todo o mundo – resultado de uma vida estressante, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a comunidade científica vem trabalhando há décadas no desenvolvimento de um coração artificial, com o objetivo de aumentar as esperanças daquelas pessoas aguardando por um transplante. E a boa notícia é que o coração artificial mais avançado do mundo acaba de ser aprovado para venda na Europa.

coracao artificial 1

O Aeson pesa 900 gramas e estará disponível no mercado no segundo trimestre de 2021. Alimentado por baterias, o coração depende de sensores e materiais biológicos para detectar exatamente qual função deve desempenhar em determinado momento. O dispositivo é fabricado pela empresa francesa Carmat, que vinha trabalhando há décadas em resposta ao aumento das taxas de doenças cardíacas na França e em todo o mundo. Cerca de 26 milhões de pessoas morrem em decorrência de problemas cardíacos todos os anos.

coracao artificial 2

Um dos maiores desafios na área da saúde, é que as taxas de doadores de órgãos não são suficientes para atender à demanda. Portanto, o Aeson é uma opção para aqueles na lista de espera por novos corações. “A ideia desse coração, que nasceu há quase 30 anos, era criar um aparelho que substituísse o transplante de coração, um aparelho que funciona fisiologicamente como um coração humano, pulsante, autorregulado e compatível com o sangue”, explicou Stéphane Piat, CEO da Carmat.

coracao artificial 3

Graças à tecnologia de última ponta, o coração artificial pode funcionar por vários anos em pacientes. A primeira pessoa a receber o Aeson foi um francês em 2015, que afirma que o dispositivo salvou sua vida. “Eu caminho, me levanto e me curvo 10 a 15 vezes ao dia, sem nenhum problema. Eu mantenho meu equilíbrio. Eu não estou incomodado. Eu nem penso nisso”, disse o pai de dois filhos, de 69 anos.

coracao artificial 4

De acordo com a fabricante, como parte da sua reabilitação, eles costumam fazer uma série de atividades físicas, como andar de bicicleta ergométrica e correr, a fim de verificar se o coração artificial funciona normalmente e que os pacientes possam levar uma vida normal enquanto aguardam por um novo coração.

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.