Da Sérbia ao Peru, conheça as tradições de Natal mais curiosas do mundo
Falta uma semana para o Natal 2020 e, apesar de termos consciência de que este ano será diferente devido à pandemia, para muita gente este é o período mais esperado do ano. No entanto, mesmo que esta seja uma das datas mais importantes do ano, o Natal não é comemorado da mesma maneira em todos os países. Por isto, fizemos uma lista com as tradições de Natal mais curiosas do mundo.
Sérbia

Na Sérbia, nos dois domingos antes do dia 25 de dezembro, as crianças devem sequestrar a mãe e amarrá-la em uma cadeira e pedir-lhe liberdade para receber presentes em troca. Em seguida, elas fazem a mesma coisa com o pai.
Rússia

Na Rússia, assim como em outros países do leste europeu, o Papai Noel chama Ded Moroz (o avô da neve) e ele usa roupas azuis. Ao invés da rena, ele é puxado por três cavalos e não sai da lareira, mas toca a campainha das casas. E uma das tradições de natal diz que as crianças devem cantar, caso contrário ele usa um bastão para congelá-las.
Peru

Um misto de tradições culturais pré-hispânicas e rituais cristãos, no Peru as pessoas tomam chá de coca e fazem a leitura de seu futuro com o fundo da caneca. Ler a folha de coca é um método praticado desde a civilização inca nas regiões andinas do Peru e da Bolívia.
República Tcheca

Na véspera de Natal, as mulheres solteiras viram as costas para a porta de suas casas e jogam um sapato para trás. Se o sapato cair com o dedo do pé voltado para a porta, significa que encontrarão o amor, mas se cair na direção da casa, significa que quem jogou ficará solteiro mais um ano. Além disto, os tchecos fazem pequenos barcos com cascas de nozes, colocam uma pequena vela em cima e esperam que ela se apague. O dono do barco cuja vela demora mais para se apagar será aquele que viverá mais.
Ucrânia

Para decorar a árvore de Natal, os ucranianos – depois de pendurar as decorações clássicas, cobrem a árvore com uma teia de aranha. Essa tradição tem origem em uma antiga lenda popular, que conta a história de uma viúva pobre com filhos pequenos, que decorou sua árvore com o que tinha em casa, e enquanto todos dormiam, aranhas teceram uma enorme teia que cobria toda a árvore. Na manhã seguinte, a teia de aranha foi transformada em fios de ouro e prata.
Áustria

Na Áustria, o Papai Noel recompensa as crianças que foram boas; enquanto Krampus – um demônio que vagueia pelas ruas – carrega aqueles que se comportaram mal em seu saco.
Etiópia

Na Etiópia, na véspera de Natal muitas pessoas jejuam até o amanhecer, preparando a alma e o corpo para a festa. A festa de Genna começa às 4:00 da manhã na igreja e para ir à missa, as pessoas se vestem de branco.
Islândia

Na Islândia, presentes de Natal costumam ser livros – mesmo para as crianças. E depois da celebração, as pessoas se juntam e passam o dia lendo.
Fotos: @créditos