Cura pela natureza

Depois de mais 10 anos de pesquisa, cientistas confirmam: sons da natureza fazem bem à saúde

2021-05-05

Depois de mais 10 anos de pesquisa, cientistas confirmam: sons da natureza fazem bem à saúde

Um grupo de pesquisadores da Michigan State University, Carleton University e Colorado State University – nos Estados Unidos e Canadá, em parceria com o National Park Service passou mais de 10 anos à frente de uma pesquisa que tinha como objetivo calcular os benefícios do contato com a natureza na saúde das pessoas. Eles analisaram centenas de sons da natureza e como eles afetam a saúde humana, e recentemente concluíram: os barulhos da natureza fazem bem à saúde.

sons da natureza saude 1
Foto: Fabian Quintero / Unsplash

Os dados mostraram que os ruídos da natureza possuem efeitos positivos e eficazes em nós, incluindo a diminuição do estresse e da dor, melhora no desempenho cognitivo e no humor. Além disso, a poluição sonora característica das grandes metrópoles causam o efeito contrário e facilita o desenvolvimento da hipertensão e outras doenças. De acordo com o grupo, os animais sentem exatamente os mesmos efeitos, à medida que sua capacidade de se comunicar, examinar seu ambiente e encontrar comida e companheiros é afetada pelo excesso de barulho.

sons da natureza saude 2
Foto: Fabian Quintero / Unsplash

A pesquisa mostrou que a atividade cerebral quando em contato com sons feitos pelo homem não é a mesma em relação aos sons naturais. Enquanto os barulhos como buzinas de automóveis, motores de carros e outros ruídos característicos da vida na grande cidade enviam padrões cerebrais ligados ao estresse, os sons da natureza facilitam a concentração e a calma nas pessoas.

sons da natureza saude 3
Foto: Kunal Shinde / Unsplash

De acordo com a professora Buxton – da Carleton University em Ottawa, a ideia por trás da pesquisa é incentivar as pessoas a encontrarem inspiração na prática japonesa do “banho na floresta”, que consiste basicamente em fazer caminhadas, visitar parques nacionais e apreciar toda a calmaria que a natureza nos oferece. No entanto, sabemos que isso não é possível para todo mundo, sobretudo em tempos de pandemia e isolamento social. A boa notícia, no entanto, é que podemos “enganar” nosso cérebro e ouvir sons que reproduzem os barulhos da natureza. Pronto para tentar?

sons da natureza saude 4
Foto: James Wainscoat / Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube