Sustentabilidade

Designer desenvolve embalagem de ramen livre de plástico que se dissolve em água quente

2020-07-16

author:

Designer desenvolve embalagem de ramen livre de plástico que se dissolve em água quente

Embalagens são necessárias para preservar os alimentos, mas basta dar uma rápida olhada nas prateleiras dos supermercados para notar certos exageros. E o abuso do uso de plástico tem sido um dos maiores vilões do meio ambiente, portanto a designer Holly Grounds criou uma solução sustentável, ao menos para as embalagens de macarrão instantâneo. Inspirada nos estudantes, que consomem o ramen com bastante frequência, ela desenvolveu uma embalagem 100% livre de plástico que dissolve em água quente.

Grounds estudou design de produto na Ravensbourne University London e diz que se sentiu compelida a desenvolver uma “embalagem de macarrão dissolúvel” depois de perceber as consequências ambientais duradouras de uma refeição tão rápida e fácil. Feita de uma espécie de filme plástico comestível e temperado, agora os estudantes podem se deliciar no ramen sem culpa!

ramen ecológico que dissolve 2

“No mundo atual do macarrão instantâneo ramen, geralmente há mais plástico do que macarrão. O produto pode ser cozido e consumido em menos de 10 minutos, mas a embalagem pode levar 8 décadas para se decompor”, relembra a designer em seu site.

ramen ecológico que dissolve 3

Firme o suficiente para impedir que o macarrão estrague, o filme derrete no caldo de ramen exatamente um minuto depois de entrar em contato com a água fervente e sua fabricação foin mais simples do que aparenta. Segundo Grounds, o filme é fabricado simplesmente misturando amido de batata, glicerina e água com os temperos e despejando a mistura em um molde para que possa durar 24 horas. Depois de solidificada, ela usa o utiliza para embrulhar o macarrão, que em seguida é embalado em um invólucro de papel.

ramen ecológico que dissolve 4

A invenção foi apresentada no Festival de Design Virtual de Dezeen em junho e recebeu inúmeros elogios. A partir de agora, ela está aguardando patrocinadores para começar a produzir em massa esta embalagem, que além de ser mais ecológica, torna a vida dos amantes do ramen mais prática!

 
Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube