Alimentação

É isso que acontece com seu corpo quando você não consome fibras suficientes

2021-10-25

É isso que acontece com seu corpo quando você não consome fibras suficientes

Uma dieta equilibrada precisa de uma série de nutrientes, entre eles as fibras. Para você entender a importância delas em nossa saúde, primeiro você precisa saber que existem dois tipos diferentes de fibras: as solúveis e as insolúveis. Enquanto a fibra solúvel absorve a água e ajuda a manter o açúcar no sangue estabilizado, a fibra insolúvel facilita a passagem dos alimentos pelo estômago e intestinos, sendo imprescindível para o bom funcionamento do intestino.

comer fibras
Foto: Rachael Gorjestani / Unsplash

Parece simples, mas muitos adultos saudáveis não possuem uma dieta rica em fibras, o que acaba inflamando o corpo e gerando uma série de consequências a longo prazo. É sobre isso que falaremos hoje, é isso que acontece com seu corpo quando você não consome fibras suficientes:

1. Você tem problemas gastrointestinais

Se você não come frutas, vegetais, grãos inteiros, nozes e sementes, possivelmente terá prisão de ventre e outras dificuldades intestinais. Não se esqueça que o intestino é nosso segundo cérebro e que uma pessoa saudável deveria evacuar todos os dias sem maiores dificuldades.

2. Você tem problemas cardiovasculares

Uma dieta rica em gordura saturada e gorduras trans pode contribuir para o colesterol alto e triglicerídeos – o que contribui para aumentar os depósitos de gordura nas artérias e causar uma série de outras doenças cardíacas. As fibras, por sua vez, podem ajudar a reduzir o colesterol ruim. Absolutamente todas as fibras são boas para a saúde do coração!

3. Você fica com a imunidade baixa

Seu intestino é o lar de trilhões de bactérias, e quando você tem um desequilíbrio, automaticamente estará aumentando o risco de doenças e infecções e comprometendo sua imunidade. Invista em alimentos probióticos, como iogurte, kombucha, missô e kefir, eles alimentam sua microbiota, que é o centro de controle do sistema imunológico, com mais bactérias boas.

4. Seu nível de açúcar no sangue aumenta

Enquanto os carboidratos e açúcares refinados aumentam os níveis de glicose no sangue, os carboidratos complexos encontrados em grãos inteiros, como frutas e vegetais, nos fornecem mais energia por mais tempo.

5. Você engorda

Nas zonas azuis, onde a ingestão de alimentos processados é baixa, as taxas de doenças crônicas e obesidade são muito mais baixas. Para combater o ganho de peso, especialistas em saúde recomendam focar nas fibras, para estabilizar o açúcar no sangue e ter a sensação de saciedade.

 

 

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