Tecnologia

Em Roma, garrafas de plástico podem ser trocadas por bilhetes de metrô

2019-08-20

author:

Em Roma, garrafas de plástico podem ser trocadas por bilhetes de metrô

No mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são vendidas por minuto. Sabendo que o plástico leva cerca de 400 anos para se decompor, você pode calcular o tamanho do problema que temos pela frente? A partir de agora, os usuários do metrô de Roma poderão trocar garrafas PET por bilhetes. Através do projeto + Ricicli + Viaggi (Mais Reciclagem, mais viagem), a cada garrafa inserida por máquina, o passageiro recebe 5 centavos de euro descontados de sua próxima passagem.

Reciclagem_Metrô_Roma_1

Como um bilhete de metrô em Roma custa 1,50 euros, quem oferecer 30 garrafas poderá realizar gratuitamente sua próxima viagem. Por enquanto as máquinas foram espalhadas em apenas 3 estações de metrô da capital italiana. Em período de testes por 12 meses, tudo indica que o projeto tende a crescer, já que em apenas 2 semanas, mais de 60 mil garrafas foram recolhidas!

Reciclagem_Metrô_Roma_2

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e a ATAC – empresa privada responsável pelo transporte na cidade. Para participar, o usuário deve baixar um aplicativo e garantir que os rótulos estejam intactos e as garrafas limpas. Virginia Raggi – a atual prefeita, parece bastante animada com a inovação: “Podemos dizer que somos a primeira grande capital europeia a apresentar essa inovação. Uma máquina que consome garrafas de plástico e emite crédito para comprar passagens de ônibus”. Nós também!

Reciclagem_Metrô_Roma_3

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube