Arquitetura

Empresa converte terreno baldio em vila de tiny houses para os sem-teto em Los Angeles

2021-02-15

author:

Empresa converte terreno baldio em vila de tiny houses para os sem-teto em Los Angeles

Enquanto cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de rua, o mundo possui inúmeros espaços ociosos, o que é uma grande ironia. Disposta a mudar esta realidade, a Lehrer Architects, sediada em Los Angeles, transformou um terreno baldio em uma vila com 40 tiny houses para os sem-teto ao norte de Hollywood. Apelidada de Chandler Boulevard Bridge Home Village, o projeto foi finalizado em um tempo recorde de 13 semanas e oferece uma saída eficiente para ajudar as milhares de pessoas que vivem em situação de rua na cidade.

vila tiny house sem teto 1

Uma das características mais marcantes da vila são as cores vivas. De acordo com o escritório de arquitetura responsável, o objetivo é realçar a individualidade das unidades ao mesmo tempo que criar um senso de comunidade, dignidade e alegria. Recém inaugurada, é importante ressaltar que a vila não é uma solução permanente, mas sim de emergência, já que oferece abrigos seguros às pessoas que estão ​​em busca de moradias permanentes.

vila tiny house sem teto 2

De baixo custo, as casas possuem espaço para uma ou duas pessoas, mas a vila também pretende estimular a coletividade. Para isso, algumas unidades servem como espaços coletivos de jantar e reunião, área de recreação para animais de estimação, chuveiros, banheiros, lavanderia, controle de pragas, armazenamento seguro e assistência no acesso aos serviços da cidade.

vila tiny house sem teto 3

Com 4 milhões de habitantes, Los Angeles possui cerca de 40 mil pessoas em situação de rua. No entanto, a situação era difícil de ser contornada devido a imposições governamentais e falta de orçamento. De acordo com os arquitetos, por ser de baixo custo o projeto incorpora o compromisso da cidade em restaurar a vida de pessoas desabrigadas, fornecendo-lhes habitação, da forma mais rápida e significativa possível.

vila tiny house sem teto 4

“Restrições políticas, de tempo e custos eram severas – exigindo extrema disciplina de design e cortes nosso foco era honrar, nutrir e restaurar um mínimo de integridade e deleite para nossos concidadãos sem lar. Projetos para pessoas em todos os níveis da escala social, mas particularmente aqueles próximos à base, nos lembram repetidamente que a beleza é um rudimento da dignidade humana”, explica Michael B. Lehrer, sócio fundador da empresa.

vila tiny house sem teto 5 vila tiny house sem teto 6 vila tiny house sem teto 7 vila tiny house sem teto 8 vila tiny house sem teto 9 vila tiny house sem teto 10

 

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube