Sustentabilidade

Empresa desenvolve sabão de lavar roupas que ajuda a limpar os rios no Peru

2021-05-12

author:

Empresa desenvolve sabão de lavar roupas que ajuda a limpar os rios no Peru

No Peru, muitas mulheres ainda têm o costume de lavar as roupas da família nos rios. Além de ancestral, a prática é um importante momento de troca entre elas, no entanto, não podemos esquecer que a maioria dos detergentes possuem muitos componentes químicos, que contaminam as águas e os peixes. Foi pensando nisso que a marca peruana de água mineral Andea desenvolveu um sabão em barra com microrganismos que se alimentam de poluentes e purificam a água. Uma maneira de manter a tradição e ainda contribuir com o meio ambiente!

sabao rios peru 1

A pesquisa para o desenvolvimento do produto começou há cerca de 2 anos, quando a marca começou a investigar como poderia ajudar a proteger os cursos de água naturais, incluindo aqueles que alimentam a nascente de onde obtêm seus produtos. E assim, através de uma parceria entre a agência de criação Fahrenheit DDB e pesquisadores da CIRSYS, foi descoberto um microrganismo com função probiótica que se alimenta de poluentes da água e para que ele chegasse aos rios, a empresa criou um sabão em barra que libera este probiótico quando é usado para lavar roupa.

sabao rios peru 3

O resultado é bastante promissor. As amostras de água coletadas antes e depois do uso do sabão AWA indicam que a qualidade da água melhorou em até 75%. Para garantir que ele seja usado em larga escala, a marca pretende distribuir barras gratuitamente nas comunidades que vivem perto dos rios e têm o hábito de lavar roupas às suas margens.

sabao rios peru 4

No entanto, não é apenas o Peru que pode ser beneficiado com o sabão. Para que outros países também possam limpar a água dos rios, a marca fez questão de disponibilizar gratuitamente a fórmula do sabão à agências governamentais, organizações ambientais e fabricantes de detergentes.

sabao rios peru 5

 

 

Fotos: Projecto AWA

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.