Relações Humanas

Entenda por que química forte não sustenta um relacionamento a longo prazo

2021-08-02

Entenda por que química forte não sustenta um relacionamento a longo prazo

Está na literatura, no cinema e no imaginário popular, e por isso muita gente acha que o segredo de um relacionamento próspero e duradouro está na paixão avassaladora e na química forte. Não que a atração física não seja importante, mas se fosse apenas isso não haveria tanta frustração e sofrimento por aí. Muitas vezes, a armadilha da química nos faz viver relações rasas, tóxicas e até mesmo abusivas, por isso é preciso compreender porque não é isso que irá sustentar o seu relacionamento.

quimica sustenta relacionamento 1
Foto: We-Vibe WOW Tech / Unsplash

Mas antes vamos entender o que é essa tal de química? Resultado de uma série de reações cerebrais, a química acontece quando há uma mistura de hormônios (testosterona e estrogênio) e neurotransmissores (dopamina e serotonina). Isso significa que, é preciso muito autoconhecimento e amor próprio para não se deixar seduzir por uma paixão avassaladora sem se machucar. Não que um relacionamento duradouro e um casamento não possam começar com uma grande paixão, mas se seus hormônios dizem uma coisa e sua intuição diz outra, é sinal de alerta!

Por que não confiar na química

A química muitas vezes pode substituir nosso bom senso e nos manter em relacionamentos com pessoas que não nos fazem feliz e não nos enxerga. Ela pode ser a coisa mais incrível do planeta, mas se for apenas isso, será que é uma relação de altos e baixos emocionais que você quer mesmo?

quimica sustenta relacionamento 2
Foto: Alex Iby / Unsplash

O que sustenta um relacionamento de longo prazo é o amor cuidadoso, o afeto, o respeito, o companheirismo, a comunicação, a flexibilidade, os sonhos conjuntos – e não a química! Não ignore o poder da atração física, se não casamento e amizade seria a mesma coisa, mas não a coloque em um pedestal, ignorando todo o resto.

Coisas que importam mais do que a química

Antes de entrar em um relacionamento, você precisa ter em mente quais são as características não negociáveis dentro da relação para você, essa clareza é fundamental para que você não deixe a química cerebral falar mais alto. Ouça o seu coração, ele sempre sabe o caminho, ele sempre nos guia para jornadas mais leves e amorosas, equilibre seu lado passional e racional, saiba que você merece se apaixonar, mas não por uma pessoa que mais cedo ou mais tarde irá te machucar!

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.