Autoconhecimento

Entenda por que seus fracassos são sua moeda mais valiosa

2021-09-09

Entenda por que seus fracassos são sua moeda mais valiosa

A sociedade de hoje nos ensina, invariavelmente, que não podemos errar. Fracassos são vistos como motivo de vergonha e por isso ficamos tão obcecados em acertar, que negamos a nós mesmos a permissão para arriscar. Paralisados pelo medo do fracasso, que nos rouba a criatividade e os momentos de espontaneidade que costumam ser a fonte de nossos maiores triunfos, muitos vivem uma vida superficial e sem de fato enfrentar os desafios necessários para alcançar seus sonhos. Existe um provérbio chinês de autoria desconhecida que diz: “O mestre falhou mais tempo do que o aprendiz tentou”. De maneira simples, ele explica porque seus fracassos são sua moeda mais valiosa.

fracassos moeda valiosa 1
Foto: Alessio Soggetti / Unsplash

Entenda: nós estamos destinados a falhar! Se alguém não falha, é simplesmente porque ele não está tentando. A única diferença entre aqueles que permitem que seus erros os definam e aqueles que vêem isso como um desafio é a atitude. Desistir quando as coisas dão errado e começar do zero incontáveis vezes contando com a sorte, é receita para frustração.

fracassos moeda valiosa 2
Foto: Juan Jose / Unsplash

O fracasso deve ser nosso professor, não nosso destino. Os maiores artistas e empreendedores da história da humanidade, fracassaram muito até chegarem onde estão hoje. Sucesso não é uma questão de sorte, mas sim de resiliência em um mundo que comemora o resultado sem valorizar os processos. O fracasso é algo que podemos evitar não fazendo nada. Mas a pergunta é: é na zona de conforto que você quer passar sua vida?

Sucesso

Porém, antes de falar sobre a importância dos fracassos, é preciso compreender o significado de sucesso. Quando consideramos sucesso apenas uma questão de ganhos financeiros, status ou atender as expectativas do que a sociedade espera de nós, estamos depositando todas as moedas da felicidade em algo que não necessariamente nos completa. Estamos abdicando de quem somos em nossa essência e entregando o comando de nossa vida à forças maiores.

O sucesso para você pode ser diferente do que para mim, mas, para todas as pessoas do mundo ele está diretamente relacionado com a sensação de paz que somente sentimos quando estamos alinhados com quem somos, e consequentemente, com nosso propósito. E se o sucesso é intangível, o medo de fracassar é uma mera ilusão de quem ainda perde tempo em busca da perfeição. Não existe potencial desperdiçado, o que existe é redirecionamento, uma vez que a cada vez que você falhar, você estará mais perto do sucesso.

Fracasso

Um mestre em sua área, precisou errar muito para chegar onde está hoje. A maneira mais eficaz de se tornar um especialista é através dos erros. Como dizia o autor Napoleon Hill: “Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça traz consigo a semente de um benefício igual ou maior”.

De acordo com o escritor o fracasso é um catalisador para o crescimento, o que significa que quanto mais erros você comete, mais completo se torna seu entendimento sobre um determinado ofício. Mas não só isso, ele nos incentiva a refletir e analisar, a nos lapidar para assim nos tornar melhores.

E é justamente essa capacidade de resolver problemas e se superar, que nos oferece uma habilidade de vida da qual nunca poderemos colocar um preço. Porque nossos fracassos são apenas nossos, eles nos ensinam sobre amor próprio, sobre resiliência e força de vontade e nos colocam no jogo da vida. Fracasso não é vergonha, é apenas um rótulo que insistimos em dar baseado em nossas expectativas. Não são suas falhas que estão te prendendo, é você mesmo! Você pode escolher se vai continuar carregando o passado nas costas ou se vai assumir o controle e passar a honrar tudo o que você viveu até agora.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.