Saúde

Especialista aponta 5 coisas inusitadas que podem afetar seus sonhos

2021-08-24

Especialista aponta 5 coisas inusitadas que podem afetar seus sonhos

Existem diversas teorias a respeito dos sonhos, que ainda permanece um mistério para a ciência. Se para Freud, o sonho é o espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos, para a ciência o sono é o período no qual podemos abusar da imaginação do inconsciente. Outros dizem que ele é um mero subproduto da atividade cerebral noturna, mas a questão aqui não é discutir os significados dos sonhos, mas sim compreender o que pode afetá-los. De acordo com a especialista Lauri Loewenberg, 5 coisas inusitadas podem afetar completamente a maneira como você sonha e são elas:

coisas que afetam o sono
Foto: Vladislav Muslakov / Unsplash

1. Dormir de barriga para baixo

De acordo com a especialista, quando dormimos de bruços estamos mais propensos a ter sonhos eróticos. “A teoria é que ter os seios e a região pélvica pressionados contra a cama causa estimulação que muitas vezes pode resultar em sonhos sexuais”, explica.

2. Tomar vitamina B6

Se você nunca lembra do que sonhos, talvez seja a hora de tomar um suplemento de vitamina B6 antes de dormir. Segundo Loewenberg, ela é bastante eficaz na memória deles, além de torná-los mais vívidos e reais.

3. Parar de fumar

Que fumar traz uma série de malefícios à saúde, isso nós já sabíamos. No entanto, o que pouca gente sabe é que, a nicotina suprime o sono REM e os sonhos, já que a substância inibe a produção de serotonina, neurotransmissor associado à atividade dos sonhos.

4. Progesterona

O hormônio frequentemente relacionado à saúde reprodutiva, aumenta os sonhos em até 11%. É por isso que durante a gravidez, as mulheres costumam sonhar muito, as coisas mais malucas possíveis e de uma maneira extremamente realista!

5. Comidas apimentadas

Qualquer comida pesada, açucarada ou apimentada perto da hora de dormir pode resultar em sonhos perturbadores, de acordo com a especialista. “Elas podem causar um aumento dramático no nível de açúcar no sangue, bem no período em que você pode estar entrando no sono REM”, acrescenta.

 

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