Saúde

Esses são os 6 melhores alimentos para estimular a saúde cerebral

2021-08-03

Esses são os 6 melhores alimentos para estimular a saúde cerebral

O cérebro é indiscutivelmente o órgão mais importante do corpo humano, e por ser um músculo, precisa de estímulo constante, além dos alimentos certos para sua saúde. Se somos o que comemos, saiba que manter o cérebro aguçado até o final da idade adulta exige um certo esforço nutricional e é por isso que nós selecionamos os 6 melhores alimentos para estimular a saúde cerebral.

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Foto: Candice Picard / Unsplash

1. Café

Embora as opiniões nesta área sejam frequentemente conflitantes às vezes, alguns estudos sugerem que o consumo de café e outras bebidas com cafeína estão associados a um menor risco de declínio cognitivo, doença de Alzheimer, Parkinson e até mesmo demência. No entanto, esses benefícios acontecem quando consumimos com equilíbrio, porque se 1 a 2 xícaras por dia leva à redução, mais do que isso pode causar o efeito contrário, além da acidez estomacal também.

2. Chocolate amargo

Por ter uma alta quantidade de flavonóides, conhecidos pelos efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, o chocolate amargo ajuda a melhorar o desempenho cerebral e a função cognitiva. Apenas certifique-se de comprar um chocolate amargo de boa qualidade e sem a adição de açúcar e gordura.

3. Salmão

Cerca de 60% do cérebro é composto de gordura, e os ácidos graxos ômega-3 encontrados nos peixes como salmão podem proteger contra o declínio da função cerebral em adultos mais velhos. Caso você não goste de salmão, substitua por peixes gordurosos como sardinha ou arenque, ou até mesmo sementes de linhaça, chia ou nozes.

4. Mirtilos

Os mirtilos também são ricos em flavonóides – compostos que podem ajudar a apoiar a função da memória. Além disso, um estudo de 2019 feito pela Academia Americana de Neurologia mostrou que o consumo de frutas escuras a longo prazo estava relacionado a um risco reduzido de declínio na função cerebral no fim da vida. Amoras, framboesas, cerejas e mirtilos são mais do que bem-vindos na dieta!

5. Nozes

Um estudo de 2011 realizado pelo Jornal Inglês de Nutrição mostrou que o consumo de nozes está relacionado à melhoria da velocidade de processamento, flexibilidade cognitiva, memória e função cognitiva global. Isso acontece porque elas possuem fitoquímicos e gorduras poliinsaturadas – ambos associados a uma série de benefícios para o cérebro.

6. Chá verde

A combinação única de cafeína e aminoácido teanina confere ao chá verde seu status de melhor amigo do cérebro, isso sem contar os benefícios que ele oferece ao sistema metabólico, sendo um ótimo digestivo.

 

 

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