Terapias Alternativas

Estudo mostra os benefícios do yoga e da meditação contra a enxaqueca

2021-02-18

author:

Estudo mostra os benefícios do yoga e da meditação contra a enxaqueca

Só quem já sofreu uma crise de enxaqueca sabe o quão incapacitante ela pode ser. Não é à toa que a OMS já classificou este problema neurológico como a segunda principal causa de incapacidade em todo o mundo. No entanto, um estudo recente publicado na revista JAMA Internal Medicine e realizado pela Wake Forest School of Medicine, na Carolina do Norte, mostrou que dois grandes aliados contra a enxaqueca são o yoga e a meditação.

yoga e meditacao enxaqueca 1

De acordo com Rebecca Erwin Wells, professora associada de neurologia da universidade, as práticas são muito mais eficazes contra a dor de cabeça do que os medicamentos analgésicos opióides, largamente utilizado para contornar a enxaqueca.Numa época em que os opióides ainda estão sendo usados ​​para a enxaqueca, encontrar opções seguras não medicamentosas com benefícios de longo prazo tem implicações significativas”, afirma. Segundo ela: “O mindfulness também pode ensinar novas maneiras de responder ao estresse, um gatilho de enxaqueca comumente relatado”, explica.

yoga e meditacao enxaqueca 2

Para chegar aos resultados, os pesquisadores estudaram se a redução do estresse baseada na técnica da atenção plena poderia rediuzir a enxaqueca, a percepção da dor e as medidas de bem-estar emocional em comparação com a educação para a dor de cabeça. 89 adultos com histórico de enxaqueca foram aleatoriamente designados para um grupo de educação para dor de cabeça que incluía treinamento ou instrução ministrada em oito sessões semanais de duas horas.

yoga e meditacao enxaqueca 3

Os participantes também receberam áudios guiados para a prática em casa e foram incentivados a praticar por conta própria durante 30 minutos por dia. Os participantes relataram menos dias com enxaqueca, assim como uma melhora na qualidade de vida e bem-estar emocional. “Mindfulness pode tratar o fardo total da enxaqueca e pode diminuir potencialmente o impacto desta condição debilitante”, completa Wells.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.