Sustentabilidade

Estudo mostra que a sombra dos painéis solares ajuda no florescimento, beneficiando as abelhas

2021-07-12

Estudo mostra que a sombra dos painéis solares ajuda no florescimento, beneficiando as abelhas

Energias limpas e renováveis estão sendo cada vez mais usadas nos quatro cantos do mundo, mas um recente estudo mostrou que os benefícios das fontes alternativas vão além do meio ambiente. De acordo com um estudo realizado pela Oregon State University – nos Estados Unidos, as sombras dos painéis solares ajudam no florescimento de inúmeras espécies de flores beneficiando as abelhas e outros insetos polinizadores. Consideradas os seres vivos mais importantes do planeta, quanto mais painéis solares instalarmos, mais estaremos contribuindo para a restauração do habitat das abelhas.

sombras paineis solares 1
Foto: Nuno Marques / Unsplash

Este foi o primeiro estudo que avaliou o impacto dos painéis solares em plantas, flores e insetos, e ele nos dá informações importantes sobre o futuro da agricultura e dos próprios desenvolvedores solares. De acordo com Maggie Graham, principal autora do artigo, a comunidade científica até pouco tempo considerava que os painéis solares limitavam o crescimento das plantas, o que a pesquisa demonstrou não ser verdade, uma vez que os insetos polinizadores, responsáveis por 75% da produção de flores e alimentos que consumimos hoje, se beneficiam da sombra destes aparelhos.

sombras paineis solares 2
Foto: Chelsea / Unsplash

Isso sem contar que a instalação em larga escala de sistemas fotovoltaicos pode levar a uma redução anual de 330.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono apenas nos Estados Unidos – o equivalente a 75.000 carros fora das estradas por ano.

sombras paineis solares 3
Foto: Gary Yost / Unsplash

A pesquisa observou lugares com painéis solares e os dividiu em três categorias: aqueles com sombra total, sombra parcial e sombra total sem painéis solares instalados. O resultado é que a abundância floral foi maior em lugares onde os painéis geravam sombra parcial. Em outras palavras, os insetos polinizadores preferem estar em lugares com sombra parcial, do que sob pleno sol ou áreas com sombra total.

sombras paineis solares 4
Foto: Ja Kubislav / Unsplash

“Terras não utilizadas ou subutilizadas abaixo dos painéis solares representam uma oportunidade para aumentar o declínio esperado do habitat dos polinizadores”, comemora Graham.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.