Felicidade

Estudo mostra que dormir e acordar cedo ajuda a evitar a depressão

2021-07-21

Estudo mostra que dormir e acordar cedo ajuda a evitar a depressão

A qualidade do sono tem relação direta com nosso bem-estar e saúde, no entanto, um estudo realizado pela Universidade de Boulder, no Colorado – Estados Unidos, mostrou que mais do que isso, como e o quanto dormimos pode inclusive ajudar a evitar a depressão. Segundo os pesquisadores, dormir e acordar apenas uma hora antes pode reduzir o risco de uma pessoa desenvolver um quadro de depressão grave em 23%.

habitos sono e depressao 1
Foto: bruce mars / Unsplash

A pesquisa analisou os hábitos de sono de 840 mil pessoas com o objetivo de avaliar se a tendência da pessoa dormir e acordar em determinados horários tem em relação com o risco de depressão. “Já sabemos há algum tempo que existe uma relação entre o tempo de sono e o humor, mas os médicos sempre se perguntaram qual seria a mudança necessária para haver um benefício real”, explicou Celine Vetter, autora do estudo e professora assistente de fisiologia integrativa na universidade.

habitos sono e depressao 2
Foto: David Mao / Unsplash

E o resultado é que as pessoas de hábitos noturnos têm duas vezes mais probabilidade de sofrer de depressão do que os madrugadores, independentemente de quanto tempo dormem. Entretanto, como os próprios transtornos de humor podem perturbar os padrões de sono, os pesquisadores têm dificuldade em decifrar qual a origem e qual a causa destas condições.

habitos sono e depressao 3
Foto: Leon Biss / Unsplash

Ainda segundo a pesquisa, o relógio biológico de uma pessoa parece ter ligação direta com seu DNA, ou seja, a genética também explica a preferência de horário de sono das pessoas. Com base nestes dados e outras estatísticas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que pessoas com variantes genéticas relacionadas à predisposição de  acordar cedo também têm menor risco de depressão.

habitos sono e depressao 4
Foto: Clay Banks / Unsplash

Mas, afinal, qual é a explicação para isso? Outras pesquisas já relacionaram uma maior exposição à luz durante o dia a uma série de efeitos hormonais que podem influenciar o humor, já que isso significa que estamos alinhados com o ciclo circadiano e à própria natureza. Já outros estudos observaram que ter um relógio biológico muito diferente da maioria das pessoas pode ser deprimente, uma vez que nossa sociedade foi projetada para a manhã.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.