Sustentabilidade

Europa inaugura 1ª loja do mundo em que clientes podem reciclar roupas velhas

2020-11-17

author:

Europa inaugura 1ª loja do mundo em que clientes podem reciclar roupas velhas

Repensar a moda é primordial para que possamos construir um mundo mais sustentável, afinal, esta é uma das indústrias mais poluentes do planeta. Com o objetivo de dar o primeiro passo neste sentido, a marca sueca H&M acaba de inaugurar o primeiro sistema de reciclagem de roupas do mundo na loja de Estocolmo, capital da Suécia. Através de uma máquina de reciclagem, qualquer pessoa pode transformar sua roupa velha em nova a partir das fibras antigas.

loop reciclagem de roupas 1

Batizada de looop, a máquina é a união de uma trituradora, fiandeira e tricotadora de roupas e representa o início de uma revolução na moda. Isto porque, o grande problema do fast-fashion é que as pessoas usam roupas por curtos períodos de tempo e depois não querem mais, criando lixo e gerando emissões de gases estuda nesta super produção sem precedentes. Em oito passos, este equipamento tritura uma roupa velha e tricota uma nova com as fibras antigas, sendo que todo o processo é feito sem água e sem corante. O único material adicionado é um fortalecedor de fio de origem sustentável.

loop reciclagem de roupas 2

Em comunicado à imprensa, a marca reforçou a vontade de criar uma moda mais sustentável. “Estamos empenhados em fechar o ciclo da moda e esta máquina mostra aos clientes que os têxteis antigos têm um valor e nunca devem ser desperdiçados”, afirmou.

loop reciclagem de roupas 3

A H&M é uma das marcas de roupas mais populares da Europa, com preços acessíveis e grande oferta de produtos. Acontece que tamanha facilidade tem seu preço e o aquecimento global nos obriga a repensar nossas atitudes. Uma maneira de fazer isso é através da economia circular, que procura transformar as coisas e dar novo destino àquilo que iria para o lixo. Se usarmos, por exemplo, uma camisa de algodão reciclado para fazer uma nova camisa, não há necessidade de cultivar mais algodão. Podemos apenas usar o que já foi produzido e é disso que se trata a looop.

loop reciclagem de roupas 4

Não há necessidade de extrair ainda mais recursos naturais do planeta, mas sim de encontrar novas soluções para o que já existe. Que esta máquina em breve faça parte da realidade de todo o mundo!

loop reciclagem de roupas 5 loop reciclagem de roupas 6  loop reciclagem de roupas 8
 
Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.