Animais

Europa registra maior baby boom de ursos pardos em décadas

2020-11-25

author:

Europa registra maior baby boom de ursos pardos em décadas

Desde o início do ano a pandemia vem mudando a dinâmica da vida na Terra e ressignificando muita coisa. No entanto, se para nós 2020 está oferecendo incontáveis desafios, o mundo animal nunca foi tão livre para procriar. Prova disto é o recente anúncio feito pela Associação Espanhola de Agentes Florestais e Ambientais (AEAFMA), que confirmou um baby boom de ursos pardos na região dos Pirineus.

baby boom urso pardo 1

A cordilheira está localizada no sudoeste europeu, entre a França e Espanha e comemora o nascimento de seis novas ninhadas com 12 filhotes nesta semana. Em risco de extinção, a espécie começou a ser reintroduzida na região por volta de 1996 e hoje o censo calcula que já são cerca de 50 ursos pardos.

baby boom urso pardo 2

Especialistas garantem que o baby boom é consequência direta da pandemia, já que com o isolamento social e diversas atividades paradas, a região não somente está repleta de vegetais, como mais amigável para estes ursos, que praticamente não possuem predadores – a não ser o homem. Vale lembrar que a dieta dos ursos pardos é 90% vegetal e a região dos Pirineus neste ano está coberta de castanhas.

 

Este foi o maior baby boom de ursos pardos em décadas na região, o que provavelmente não teria acontecido se o mundo estivesse vivendo o seu ritmo normal.

 baby boom urso pardo 3

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.