Saúde

Exame de sangue que pode detectar 50 tipos de câncer é aprovado

2021-06-29

Exame de sangue que pode detectar 50 tipos de câncer é aprovado

Até hoje o rastreamento do câncer necessitava de consultas individuais e uma série de exames, o que não apenas dificulta o diagnóstico, como retarda, diminuindo as chances de cura de um paciente. Mas a boa notícia é que, com a ajuda da tecnologia, um exame de sangue simples que pode detectar até 50 tipos de câncer acaba de ser aprovado e em breve fará parte do check up médico das pessoas.

exame de sangue cancer 1
Foto: Hush Naidoo / Unsplash

Destinado principalmente às pessoas com mais de 50 anos, a facilidade e eficácia do exame podem ajudar a detectar cânceres de difícil diagnóstico quando eles estão em seus estágios iniciais, como o de ovário, cérebro, pescoço e pâncreas. Desenvolvido pela empresa de biotecnologia norte americana Graal, os testes para o desenvolvimento do exame envolviam pequenos vazamentos do DNA dos tumores na corrente sanguínea.

exame de sangue cancer 2
Foto: National Cancer Institute / Unsplash

Mais de 3000 pessoas foram testadas e o exame conseguiu detectar o câncer em seus estágios iniciais em média com 18% de precisão, enquanto os estágios mais avançados em 93%. As taxas de detecção mais bem-sucedidas foram encontradas em tumores não sólidos, ou seja, fígado, pâncreas e esôfago.

exame de sangue cancer 3
Foto: Testalize.me / Unsplash

Resultado de uma parceria da Graal com o NHS – sistema de saúde britânico, o chefe de câncer do NHS  Peter Johnson comemora: “Este último estudo fornece mais evidências de que exames de sangue como este podem ajudar o NHS a cumprir sua ambiciosa meta de encontrar três quartos dos cânceres em um estágio inicial, quando eles têm a maior chance de cura”.

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.