Educação

Família doa biblioteca pessoal de Umberto Eco à universidade deixando-a acessível a todos

2021-02-23

author:

Família doa biblioteca pessoal de Umberto Eco à universidade deixando-a acessível a todos

Escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano, Umberto Eco possuía uma biblioteca com mais de 35 mil livros em sua casa. Morto em 2016 com 84 anos, este rico espólio cultural acaba de ser confiado à Universidade de Bolonha e doado à comunidade. A notícia foi dada na última sexta-feira (19), data que marca o aniversário da morte do pensador, pelo próprio Ministério do Património Cultural da Itália.

biblioteca de umberto eco 1

Enquanto os exemplares físicos estarão disponíveis para todo mundo na Biblioteca da Universidade de Bolonha, a Biblioteca Braidense em Milão guardará e digitalizará esta gigantesca coleção. Um tesouro privado de valor inestimável para a cultura que acaba de se tornar patrimônio público mundial. A contribuição só foi possível graças à família do escritor. Carlotta e Stefano e sua esposa Renate foram os grandes responsáveis pela iniciativa. Para abrigar os 35 mil livros, a universidade pretende erguer uma segunda biblioteca que levará o seu nome. Foi na Universidade de Bolonha que Umberto Eco iniciou sua carreira como acadêmico. Ele também lecionou nas icônicas Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, no Collège de France e na Universidade de Toronto. 

biblioteca de umberto eco 2

A família exige que a ordem original da disposição dos volumes seja respeitada, esta é uma maneira de respeitar Eco, que dizia que “uma biblioteca não é uma soma de livros, mas um organismo vivo com vida autônoma. Não é apenas o lugar da sua memória, onde você guarda o que leu, mas o lugar da memória universal”.

biblioteca de umberto eco 3

De acordo com o reitor da universidade Francesco Ubertini, os livros serão doados com as próprias anotações do autor. “Os livros que Eco leu, que folheou, que contêm as suas notas e as suas fichas de leitura serão o objecto central de um grande projecto de estudos. Estou entusiasmado. Poderemos assim compreender quais são os pontos de atenção que Eco trouxe para os textos fundamentais que acompanharam o seu percurso de trabalho. Poderemos medir com precisão o que Eco leu em cada momento de sua trajetória, para construir um grande atlas mental que corresponda ao universo de pensamento que Eco construiu ao longo de sua vida”, comemora.

 

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube