Vida Natural

Fenômeno raro faz com que as pedras pareçam estar flutuando sobre a água

2021-02-22

author:

Fenômeno raro faz com que as pedras pareçam estar flutuando sobre a água

Os mais céticos podem até achar que se trata de uma montagem, mas a verdade é que a natureza sempre nos presenteia com fenômenos tão incríveis quanto misteriosos. Durante o inverno, no Lago Baikal – na Sibéria, um fenômeno conhecido como Baikal Zen faz com que as pedras pareçam estar flutuando sobre a água. Grandes e pesadas, elas na verdade se equilibram em finas camadas de gelo na superfície do lago, o que dá a impressão que elas estão flutuando.

fenomeno baikal zen 1
Foto: Elena Vtorushina

O Lago Baikal é o lago mais profundo e mais antigo da Terra. Ele é também o maior lago de água doce em volume do planeta. Os cientistas vêm estudando esse fenômeno raro há anos, e ainda não têm uma explicação para isso, talvez o homem precise se acostumar com a ideia de que não consegue explicar tudo o que acontece na natureza.

fenomeno baikal zen 2
Foto: @davidhandlermusic

Imagens do Baikal Zen viralizaram neste inverno na ingternet, mas muita gente acreditou que tratava-se de manipulação digital. No entanto, cientistas confirmaram que elas eram genuínas e que isso pode acontecer em certas condições climáticas específicas. Quem conhece o Lago Baikal garante que o lugar possui uma aura mística, quase mágica, e estas pedras flutuantes provam isso.

fenomeno baikal zen 3
Foto: @sebastianklammer

Alguns cientistas dizem que o fenômeno acontece quando as pedras congelam na superfície do lago e são aquecidas pelos raios do sol, a ponto de o gelo abaixo delas começar a derreter. Assim, enquanto a maior parte do gelo sob as rochas derrete com o calor, criando uma superfície côncava, o pilar central permanece como suporte.

fenomeno baikal pedras zen 4
Foto: @osservatorioraffaelli

 

fenomeno baikal pedras zen 5
Foto: @sebastianklammer

 

fenomeno baikal pedras zen 6
Foto: @davidhandlermusic

 

Foto: @davidhandlermusic

 

 

Fotos: @Créditos

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.