Fenômeno raro faz com que as pedras pareçam estar flutuando sobre a água
Os mais céticos podem até achar que se trata de uma montagem, mas a verdade é que a natureza sempre nos presenteia com fenômenos tão incríveis quanto misteriosos. Durante o inverno, no Lago Baikal – na Sibéria, um fenômeno conhecido como Baikal Zen faz com que as pedras pareçam estar flutuando sobre a água. Grandes e pesadas, elas na verdade se equilibram em finas camadas de gelo na superfície do lago, o que dá a impressão que elas estão flutuando.

O Lago Baikal é o lago mais profundo e mais antigo da Terra. Ele é também o maior lago de água doce em volume do planeta. Os cientistas vêm estudando esse fenômeno raro há anos, e ainda não têm uma explicação para isso, talvez o homem precise se acostumar com a ideia de que não consegue explicar tudo o que acontece na natureza.

Imagens do Baikal Zen viralizaram neste inverno na ingternet, mas muita gente acreditou que tratava-se de manipulação digital. No entanto, cientistas confirmaram que elas eram genuínas e que isso pode acontecer em certas condições climáticas específicas. Quem conhece o Lago Baikal garante que o lugar possui uma aura mística, quase mágica, e estas pedras flutuantes provam isso.

Alguns cientistas dizem que o fenômeno acontece quando as pedras congelam na superfície do lago e são aquecidas pelos raios do sol, a ponto de o gelo abaixo delas começar a derreter. Assim, enquanto a maior parte do gelo sob as rochas derrete com o calor, criando uma superfície côncava, o pilar central permanece como suporte.




Fotos: @Créditos