Equilíbrio

Ikigai: a filosofia de vida que explica a longevidade dos japoneses

2020-07-23

author:

Ikigai: a filosofia de vida que explica a longevidade dos japoneses

Diversas pesquisas já tentaram desvendar o segredo da longevidade dos japoneses, que têm a maior média de expectativa de vida do mundo: 84 anos. No entanto, a resposta parece não estar somente na dieta equilibrada e nos hábitos de higiene, mas na filosofia de vida conhecida como Ikigai. Da junção entre ikiru e kai, que significam respectivamente viver e materialização do que se espera, ikigai pode ser traduzido como uma razão de ser, ou ainda, aquela motivação vital que dá forças para levantar todas as manhãs e continuar vivendo.

ikigai segredo da longevidade 2

Não se trata de hedonismo, muito menos da busca frustrante pela felicidade, mas sim de encontrar um propósito e uma ocupação que você seja apaixonado. Parece simples, mas não é. Muita gente passa a vida sem descobrir o seu propósito e trabalhando com uma coisa que não a satisfaz completamente – por falta de opção, mas também por se ver em uma zona de conforto difícil de abandonar. Mas os japoneses ensinam que o objetivo final do ikigai, na realidade, não tem nada a ver com a felicidade, que  muitas vezes os ocidentais confundem, tornando-se obsessivos por esta alegria constante.

ikigai segredo da longevidade 1

A pressão para ser feliz, inclusive, pode gerar o efeito oposto e nos fazer sentir mais insatisfeitos e infelizes. A filosofia japonesa fala sobre encontrar nosso lugar no mundo e nos sentir satisfeitos com ele, mesmo quando as coisas não acontecem como esperamos. O ikigai é também um sentimento, já que nos ensina que uma pessoa pode sentí-lo mesmo nos dias mais sombrios, porque a adversidade não tira essa profunda convicção ou paixão. Resumindo: é saber que você está no caminho certo, mesmo quando tudo parece meio turvo.

Quando finalmente encontramos esse propósito, tudo torna-se mais fácil e agradável, nos divertimos fazendo nosso trabalho e nos sentimos úteis porque sabemos que estamos contribuindo com algo para o mundo. Isso cria uma agradável sensação de empoderamento, além de eliminar grande parte do estresse, relacionamento oposto de quando estamos presos em um trabalho e uma vida que nos transforma em robôs. Não se trata de ganhar dinheiro, muito menos da negação do sofrimento, mas de estar confortável em sua posição.

Encontre seu Ikigai

O Ikigai está diretamente relacionado com o autoconhecimento, mas existe um gráfico simples que pode ajudá-lo a encontrar o seu. Da união entre paixão, missão, vocação e profissão surge o nosso ikigai, mas perguntas como “Com o que você está realmente confortável?”; “Com quais atividades o tempo passa?”; “O que é fácil para você fazer?”e “O que você gostou quando criança?” podem te auxiliar.

gráfico ikigai

Acima de tudo, lembre-se que a vida não é uma competição e que você pode encontrar o seu ikigai em qualquer idade. Busque um momento de introspecção, mergulhe em seus sonhos e valores e corra atrás daquilo que te faz sentir confortável na sua pele. A vida é muito curta para vivermos de acordo com outras expextativas, que não sejam as nossas!

 
Fotos 1 e 3: Unsplash
Foto 2: Flickr

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.