Superação

Indonésio leva 24 anos transformando região árida em floresta verdejante e ganha prêmio

2021-03-30

author:

Indonésio leva 24 anos transformando região árida em floresta verdejante e ganha prêmio

Uma vez chamado de louco e ridicularizado por membros de sua comunidade, o indonésio Sadiman, agora é saudado como um herói depois de passar 24 anos transformando 250 hectares de encostas áridas em uma floresta verdejante repleta de figueiras. Ele vive na cidade de Java, entre Sumatra e Bali, região que foi gravemente atingida por incêndios florestais que devastaram as florestas na década de 1960.

indonedio planta floresta 1

Por conta dos incêndios, dezenas de aldeias da região lutaram décadas contra a seca e a fome, até que Sadiman decidiu mudar esta realidade por volta de 1990. Ele se deu conta de que era a falta de plantas que estava causando secas e dificultando o acesso à água potável das aldeias, mas, infelizmente, durante muito tempo, ele foi o único a prestar atenção a este problema, pois nem as autoridades nem os habitantes locais faziam muita coisa a respeito. Na época, ele inclusive foi chamado de louco por querer transformar a área sozinho com as próprias mãos.

indonedio planta floresta 2

E assim, implacável em sua missão, o homem começou a gastar seu próprio dinheiro em mudas de figueira-da-índia, às vezes até trocando o gado que criava por árvores. Ele também plantava mudas de banyan e ficus, pois sabia que essas duas espécies eram muito boas em reter água e estava convencido de que somente as plantas poderiam acabar com as secas.

indonedio planta floresta 3

Estima-se que Sadiman plantou sozinho mais de 11.000 árvores em 25 anos. Enquanto os agricultores da região tinham apenas uma única colheita por ano, devido à escassez de água, a floresta que Sadiman criou garantia três. À medida que as chuvas começaram a cair com mais frequência e as pessoas finalmente entenderam o propósito das árvores, ele começou a ser visto como herói, título que lhe rendeu o Kalpataru – o maior prêmio para um cidadão indonésio na preservação do meio ambiente, diretamente do governo em 2016.

Hoje conhecida como a Floresta de Sadiman, a área transformada por ele tornou-se um dos destinos mais populares para o turismo natural na Indonésia. Isso sem contar que este homem é a representação do quanto podemos alcançar através da dedicação e da perseverança.

 

Fotos: reprodução

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube