Natureza

Italiano que não vai ao mercado há 9 meses ensina a fazer uma horta urbana

2021-01-20

author:

Italiano que não vai ao mercado há 9 meses ensina a fazer uma horta urbana

Se muita gente ainda considera que para ter uma horta produtiva é preciso ter um grande pedaço de terra, o italiano Alessandro Vitale, de 29 anos, quer mostrar que é possível produzir seus próprios alimentos através de uma horta urbana. O melhor exemplo é ele mesmo, que não vai ao mercado há mais de 9 meses e hoje quer inspirar mais pessoas a fazer o mesmo.

italiano ensina fazer horta 1

Inspirado no próprio avô, foi durante o isolamento social que Alessandro decidiu transformar um pequeno espaço que tinha nos fundos de casa em horta urbana e parou de comprar verduras e legumes no mercado. O que antes era um espaço sem vida e bagunçado, hoje fornece toda a base de sua alimentação. Segundo ele, antes de iniciar esta aventura, tudo o que ele plantava eram simples vasinhos com temperos na janela do apartamento.

italiano ensina fazer horta 2

Ele é tatuador e vive em Londres há 6 anos. Prova de que não é preciso muito espaço para construir uma horta, seu quintal mede apenas 8 x 5 metros. Isso sem contar que ele utilizou materiais recicláveis para fazer a horta, que além de ter tido custo quase zero, o ajuda a economizar um bom dinheiro no supermercado.

italiano ensina fazer horta 3

Tudo o que ele fez foi criar um jardim vertical com garrafas de água descartadas e instalar uma pequena estufa e alguns canteiros. Na primeira colheita ele conseguiu 30 tipos diferentes de vegetais, incluindo cenouras, alho, brócolis, repolho, couve-flor, erva-doce e alho-poro. Ele também já colheu 35kg de tomates e 10kg de pimentas.

italiano ensina fazer horta 4

100% orgânica, ele usa como pesticida natural folhas de urtiga, que colhe em um parque próximo. Alessandro também fabrica seus próprios fertilizantes a partir de uma mistura de babosa, também colhida no parque. “Me lembro ir com meu avô cuidar da horta. Meu avô importava sementes de várias partes do mundo para plantar pimentas e quando era época de colheita, os olhos se enchiam de lágrimas com o cheiro forte”, relembra.

 

Todos os dias, Alessandro reserva algumas horas para cuidar de sua horta, que se transformou mais do que em hobby, mas sua grande paixão. Além de ter uma alimentação mais saudável e economizar, pesquisas já mostraram que praticar jardinagem diminui o estresse e melhora a saúde mental das pessoas.

 

Fotos: SWNS

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.