Cura pela natureza

Mais do que sabor: conheça 10 benefícios do alho para a saúde

2021-07-21

Mais do que sabor: conheça 10 benefícios do alho para a saúde

Nossos ancestrais, há milhares de anos, não somente utilizavam o alho na cozinha como para tratar uma série de doenças. Eles não estavam errados, pois de fato o alho oferece uma série de benesses à saúde. Por isso listamos 10 benefícios do alho, para que você incorpore de uma vez por todas o alimento em sua rotina.

beneficios alho
Foto: Dennis van Lith / Unsplash

1. Rico em nutrientes

3 dentes possuem apenas 13 calorias, 0,6 gramas de proteína, além de manganês, vitamina C, selênio e muitos outros nutrientes.

2. Poderoso antioxidante

Ele possui compostos bioativos, como a alicina, o que garante fortes propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antimicrobianas e outras propriedades curativas.

3. Aumenta a imunidade

Estudos sugerem que o alho aumenta a imunidade das pessoas, além de ajudar a reduzir o número, a duração e a gravidade dos resfriados.

4. Reduz a pressão arterial

Estudos clínicos mostraram que ele pode ajudar a reduzir a pressão arterial em 80% das pessoas com hipertensão.

5. Reduz o colesterol ruim

Em apenas 2 meses de consumo diário, o alho pode reduzir o colesterol ruim e aumentar significativamente o HDL, o colesterol considerado “bom”.

6. Diminui o açúcar no sangue

Em um estudo com pessoas com diabetes, elas passaram 4 semanas consumindo alho 2 vezes por dia e tiveram níveis de açúcar no sangue significativamente mais baixos.

7. Protege o cérebro

Alguns estudos sugerem que seus componentes podem ajudar a proteger o cérebro contra a demência e a doença de Alzheimer.

8. Protege contra certos tipos de câncer

Apenas 2,2 gramas de alho por dia pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de próstata, além do de estômago, colorretal e esofágico.

9. Alivio da coceira

Extratos de alho têm sido usados para tratar infecções há milênios, e infecções por fungos não são exceção. Acredita-se que a alicina do alho seja responsável por suas qualidades anti-fúngicas, por isso que é tão comum adeptas da ginecologia natural usarem o alho para curar a candidíase.

10. Espanta mosquitos

Uma cápsula de alho por dia pode ajudar a evitar uma pessoa de ser picada por mosquitos e pernilongos. Isso porque, apesar de imperceptível para nós, as glândulas sudoríparas liberam um forte odor que acaba por espantar os mosquitos.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.