Sustentabilidade

Mergulhadores criam máscara reutilizável com plástico dos oceanos

2020-04-29

author:

Mergulhadores criam máscara reutilizável com plástico dos oceanos

Se alguns países estão conseguindo avistar o fim da pandemia do coronavírus, autoridades da saúde, como a OMS – Organização Mundial da Saúde, afirmam que as pessoas precisarão continuar usando máscaras durante um bom tempo para evitar que uma nova onda de contágio exploda. Por isto, é importante que deixemos as máscaras descartáveis apenas aos profissionais da saúde e que priorizemos as reutilizáveis. Um grupo de mergulhadores da Associação Profissional de Instrutores de Mergulho (PADI) dos EUA, em parceria com a startup irlandesa Rashr, estão lutando contra a poluição marinha e usando plástico reciclado para criar máscaras reutilizáveis.

máscaras lixo do oceano 2

Até agora já foram produzidas mais de 15 mil máscaras divertidas, coloridas e com estampas de animais marinhos que chamam atenção para a importância de cuidar de nossos rios e mares. Cada máscara custa 20 dólares e é vendida com cinco filtros de substituição.

máscaras lixo do oceano 3

Para Lisa Nicklin, vice-presidente de marketing da PADI, o sucesso de vendas é resultado de um produto que as pessoas estão precisando, somado ao apelo ambiental. “Eu acho que os consumidores simplesmente acharam que seria uma grande coisa a fazer pelo oceano”, disse em entrevista à CNN.

máscaras plástico do oceano 4

A criação das máscaras já ajudou a remover mais de meia tonelada de resíduos oceânicos. Apesar dos ganhos inegáveis que a natureza está tendo com a quarentena, a questão do lixo plástico marinho pode ser agravada pelo aumento do uso de máscaras cirúrgicas descartáveis. Recentemente, circulou nas redes sociais a foto de Gary Stokes – fundador do grupo ambientalista Oceans Asia, segurando várias máscaras encontradas em um trecho de praia de 100 metros em Hong Kong.

máscaras plástico do oceano 5
O ambientalista Gary Stokes

No Brasil, o uso de máscaras caseiras feitas de tecido, passou a ser recomendada pelo Ministério da Saúde desde o início de abril. Através de tutoriais compartilhados na internet, a ideia é estimular a população a fazer suas próprias máscaras, deixando as máscaras cirúrgicas e respiradores, como o N95, apenas aos profissionais de saúde.

máscaras plástico do oceano 1
 
Fotos: reprodução Facebook

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube