Tecnologia

México inaugura vila de casas impressas em 3D para famílias de baixa renda

2020-01-07

author:

México inaugura vila de casas impressas em 3D para famílias de baixa renda

No estado mexicano de Tabasco – zona rural do país, uma vila inteira de casas impressas em 3D acaba de ser inaugurada. Este é o primeiro projeto do tipo no mundo e as 50 casas serão entregues à famílias de baixa renda e vulnerabilidade social. Até o momento, duas casas já foram entregues, mas a promessa é que a vila completa seja finalizada até o fim deste ano.

vila-impressa-3D. 1

As casas de 46 metros irão abrigar famílias que hoje vivem em  abrigos improvisados, a maioria indígenas que foram deixados de fora de programas de inclusão social. Com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, as moradias são resultados de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos New Story e a companhia norte-americana Icon, responsável pela tecnologia.

vila-impressa-3D. 2

Como o bairro está localizado em uma zona sísmica, todas as casas foram projetadas acima dos requisitos de segurança padrão, incluindo fundações robustas. Além de garantir o conforto destas famílias, as construções são seguras e duráveis.

vila-impressa-3D. 3

As empresas contaram com a ajuda do governo local, que forneceu o terreno e ampliará o projeto para garantir aos moradores da vila o acesso a espaços verdes, parques, entre outros serviços. Esta não é a primeira vez que a New Story garante moradia à pessoas de baixa renda. A organização já construiu 2.700 casas no Haiti, El Salvador, Bolívia e México. Segundo eles: “Por meio da tecnologia, software e material avançado, as equipes aprenderão, repetirão e compartilharão os aprendizados com outras organizações sem fins lucrativos e governos para ajudar todos a melhorar e alcançar as famílias mais rapidamente”.

vila-impressa-3D. 4

Construção 3D

O método de construção da empresa é preparado pelo sistema Magma, projetado pela própria companhia, que mistura o concreto, aditivos e água automaticamente. Em seguida, esta mistura vai para a impressora 3D, que foi projetada para suportar as restrições comuns de áreas rurais.

Fotos: divulgação

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.