Animais

México passa a proibir exposição de animais em vitrines de pet shops

2020-11-05

author:

México passa a proibir exposição de animais em vitrines de pet shops

Com o objetivo de oferecer mais dignidade aos animais, o México acaba de aprovar uma modificação na legislação local que proíbe as lojas de exporem os animais em vitrines de pet shops. A partir de agora, as lojas que comercializam animais somente podem fazê-lo por meio de catálogo impresso ou digital, e devem garantir que os animais estejam em um espaço digno, seguro e limpo até a sua venda.

animais em vitrine mexico 1

Muito tem se falado sobre direitos dos animais e diversas legislações vêm sendo mudadas em vários países. Na Austrália é proibido a reprodução de gatos e cachorros para vendas em lojas e no Reino Unido os pet shops já não podem mais vender animais. No México, apesar da comercialização de animais ser ainda legal, o Congresso estadual fez várias modificações na Lei de Proteção e Cuidado dos Animais de Jalisco, que acabou com a proibição da exposição de animais venda, estabelecendo que só podem ser vendidos por meio de imagens.

animais em vitrine mexico 3

O mesmo acontecerá com as fazendas de animais, afinal, já está mais do que na hora do ser humano compreender que animais não são mercadorias, e que enquanto milhões de animais vivem em condições miseráveis nas ruas, a indústria e comércio de animais movimenta milhões de dólares todos os anos.

animais em vitrine mexico 2

Além disso, a modificação indica que os comerciantes devem disponibilizar espaço, segurança, ventilação, iluminação, alimentação e tudo o que for necessário para garantir o bem-estar dos animais dentro das instalações. Caso esses parâmetros não sejam atendidos, os estabelecimentos poderão ser multados e até mesmo fechados. Além disto, a reforma também aborda a questão do abandono de animais de estimação. A partir de agora, todas as pessoas que adotarem animais receberão um número de identificação que permite saber se ele foi abandonado ou não, impedindo uma futura adoção.

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube