Animais

Mini gambás são descobertos em ilha australiana após quase terem sido exterminados com os incêndios

2020-12-07

author:

Mini gambás são descobertos em ilha australiana após quase terem sido exterminados com os incêndios

Os incêndios florestais que devastaram a Austrália no fim de 2019 e início de 2020, mataram ou desalojaram quase 3 bilhões de animais, de acordo com um relatório realizado por universidades australianas. Segundo ambientalistas, esse um dos piores desastres para a fauna da história moderna, no entanto, uma recente descoberta nos mostra que, felizmente, a natureza está se recuperando. Na última semana, a ecologista Pat Hodgens afirmou que avistou mini gambás na lha de Kangaroo, ao sul do país.

mini gambas australia 1

Da espécie Opossum, também conhecida como sariguê, este pequeno marsupial é natural da Austrália, e esta foi a primeira vez que ele foi visto desde que seu habitat foi quase todo destruído pelos incêndios florestais. Quase um ano depois do desastre, a especialista não esconde a emoção em redescobrir a espécie. “Na verdade, houve apenas 113 registros formais da espécie. Então, certamente não é muito comum e, obviamente, os incêndios florestais de verão queimaram grande parte do habitat que as espécies tinham, mas certamente tínhamos esperança de encontrá-los”, afirmou em entrevista à ABC News.

mini gambas australia 2

Hodgens trabalha para a instituição Kangaroo Island Land for Wildlife, que luta pela vida selvagem da região e vem trabalhando incansavelmente pela recuperação das florestas desde o início dos incêndios. Em recente pesquisa, o grupo de conservação pesquisou 20 locais de fauna e trabalhou com 20 proprietários de terras para descobrir mais de 20 espécies de vida selvagem diferentes – incluindo bandicoots marrons do sul, ratos do mato nativos, gambás ocidentais e pequenos pigmeus, cangurus tammar, skinks bull, entre outros. Depois de uma lastimável perda, a natureza nos mostra, mais uma vez, a sua incrível resiliência.

mini gambas australia 3
 
Fotos: Ashlee Benc / Kangaroo Island Land for Wildlife

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.