Ciência

Música leva apenas 9 minutos para nos deixar feliz

2020-04-07

author:

Música leva apenas 9 minutos para nos deixar feliz

Inúmeros estudos científicos já comprovaram os efeitos que as músicas exercem em nossos cérebros. As diferenças de frequência, timbre e até mesmo estilos musicais, podem transformar o estado de espírito das pessoas. Porém, uma nova pesquisa encabeçada pela Academia Britânica de Terapia do Som (BAST) mostra que a música tem poder para nos deixar feliz em apenas 9 minutos, o que pode nos ajudar a atravessar este período desafiador de quarentena com mais qualidade de vida e leveza.

música felicidade 1

O projeto Music as Medicine, ouviu mais de 7 mil pessoas e nos dá dicas de como escolher as músicas certas para diferentes momentos. Se 9 minutos é o tempo necessário para elevar o estado de espírito e nos dar aquela sensação boa de felicidade, 13 minutos é o mínimo que precisamos para aliviar a tristeza. Veja abaixo algumas conclusões:

música felicidade 3

Música para a Felicidade

Você precisa de 9 minutos de música para se sentir feliz, desde que a música possua ritmo rápido e conteúdo lírico feliz.

Música para aliviar a tristeza

Para aliviar a tristeza, as pessoas preferem músicas que as conectam, em outras palavras, que falem sobre aquilo que estão sentindo. E para isto, 13 minutos foi o momento ideal para o processamento.

Música para relaxar

A melhor música para relaxar tem um ritmo lento, melodia simples e sem letra e o tempo ideal também é de 13 minutos.

música felicidade 2

Ao final da pesquisa, 89% das pessoas disseram que a música é essencial para sua saúde e bem-estar. Tem gente que só consegue se concentrar no trabalho com o fone de ouvido e uma playlist especial, outras pessoas precisam da música para aliviar o estresse depois de um longo dia de trabalho, criar um ambiente romântico ou até mesmo relembrar um momento importante.

música felicidade 4

A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que uma é substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando ouve uma canção, e mais do que lembranças, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável. Não é à toa que a musicoterapia tem sido cada vez mais praticada em escolas, hospitais, lar de idosos, e por pessoas com necessidades especiais.

Para que você tenha uma quarentena mais alegre, nós selecionamos algumas músicas que podem te ajudar:

 

 

 

 

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.