Arte

Navio grego naufragado há 2,5 mil anos é transformado no 1º museu subaquático do mundo

2020-12-11

author:

Navio grego naufragado há 2,5 mil anos é transformado no 1º museu subaquático do mundo

O fundo do mar abriga milhares de espécies desconhecidas, mas também alguns mistérios da história da humanidade. No final do século 5 a.C, um navio naufragou próximo à ilha grega de Alonissos. Segundo historiadores, ele é o maior navio desse tipo já descoberto no fundo do mar, e foi recentemente transformado no primeiro museu subaquático do mundo.

museu subaquatico grego 1

A partir de agora, os visitantes podem ver de perto o naufrágio do Peristera, que possui cerca de 30 metros de comprimento. O navio naufragou há 2,5 mil anos enquanto carregava uma carga de vinho e talheres de barro. Descoberto no início dos anos 1990, ainda não se sabe ao certo o que causou o naufrágio. Especialistas afirmam que houve um incêndio à bordo, no entanto, nem todos os ambientes foram escavados, o que indica que novas descobertas poderão ser feitas a qualquer momento.

 

Com inauguração prevista para o mês de outubro, a data precisou ser adiada por conta da pandemia e, agora, devido ao inverno. De acordo com os organizadores, a nova data de abertura será em meados de julho de 2021, quando mergulhadores experientes poderão visitar a embarcação e descobrir alguns mistérios deste episódio da história.

museu subaquatico grego 1museu subaquatico grego 1

Especialistas afirmam que o navio pertencia à Atenas e que afundou durante a Guerra do Peloponeso. De acordo com a National Geographic, ele era maior do que qualquer navio mercante do período e, provavelmente, foi construído durante o período romano. Para os visitantes que não querem mergulhar, cinco câmeras subaquáticas fazem uma transmissão ao vivo do que acontece no fundo do mar.

 

Fotos: bestdivingingreece

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube