Alimentação

Neurocientista revela os 7 alimentos que dão mais foco e ajudam na produtividade

2021-09-15

Neurocientista revela os 7 alimentos que dão mais foco e ajudam na produtividade

Aquilo que comemos interfere diretamente em nossa saúde e bem-estar, mas também influencia nossa própria capacidade de concentração. Enquanto alguns alimentos abastecem o cérebro com o melhor que ele poderia ter, outros – apesar de apetitosos, nos deixam mais preguiçosos e cansados. De acordo com a neurocientista Caroline Leaf, também fundadora do aplicativo NeuroCycle, o aparelho digestivo comanda o estado mental das pessoas, por isso ela revelou os 7 alimentos que dão mais foco e energia e podem ajudar na produtividade.

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Foto: Louis Hansel / Unsplash

Segundo a especialista, as pessoas precisam criar uma nova mentalidade em relação à comida, e de fato passar a enxergá-la como combustível. Enquanto o cogumelo conhecido como juba de leão é conhecido por ajudar no foco, regulação do humor e construção da memória, carboidratos simples estão associados com uma certa confusão mental e distração. Portanto, vamos aos alimentos “amigos” do cérebro:

1. Ovos

Ovos contêm proteínas e gorduras saudáveis, além da colina – que ativa os neurotransmissores, melhorando as funções cognitivas, incluindo humor, memória, produtividade e atenção.

2. Abacate

Os abacates são ricos em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a sustentar as células nervosas e os neurônios.

3. Chocolate amargo

Bateu a vontade de comer chocolate? Prefira o amargo do que a versão ao leite! Estudos mostram que ele pode ajudar na regulação do humor, além de ser rico em antioxidantes – bons para o fluxo sanguíneo cerebral, o que gera consequências na produtividade de maneira geral.

4. Iogurte com granola

Boas fontes de carboidratos complexos, a combinação é rica em proteínas e ajuda melhorar a atividade cerebral. No entanto, é preciso saber escolher o iogurte – prefira os modelos sem açúcar, do tipo grego ou skyr.

5. Oleaginosas

Todas as oleaginosas e sementes são ricas em nutrientes e, por isso representam uma boa fonte de ácidos graxos mono e poliinsaturados. Mais do que isso, no entanto, elas também são ricas em triptofano, um ativador da serotonina, que tem sido associado a riscos reduzidos de depressão e ansiedade, além de melhorar a memória.

6. Salmão

Rico em ácidos graxos ômega-3, conhecido por ser um dos melhores alimentos para o cérebro, esse nutriente é encontrado na membrana celular das células cerebrais e necessário para a comunicação adequada entre as células.

7. Cúrcuma

Rica em BDNF – uma proteína neurotransmissora importante para o desempenho cognitivo, o aprendizado e a memória, você pode adicionar a cúrcuma em uma série de receitas. Além de dar mais sabor e cor aos alimentos, ela também ajuda a aumentar a imunidade.

 

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