Empatia

O médico generoso que perdoou mais de 3 milhões em dívidas médicas de seus pacientes com câncer

2021-01-04

author:

O médico generoso que perdoou mais de 3 milhões em dívidas médicas de seus pacientes com câncer

Nada como começar 2021 com uma boa notícia, não é mesmo? E foi exatamente isto o que aconteceu com cerca de 200 pacientes do médico Omar Atiq, baseado no Arkansas – Estados Unidos. Oncologista e generoso, ele decidiu perdoar $ 650.000 em dívidas médicas de seus pacientes com câncer. A soma equivale a mais de 3 milhões de reais.

medico perdoa dividas pacientes 1
O médico e sua esposa Mehreen

Caro e pouco eficiente, o sistema de saúde americano deixa milhões de americanos sem assistência e muitos, quando precisam de tratamentos médicos, contraem dívidas milionárias para uma vida inteira. “Com o tempo, percebi que há pessoas que simplesmente não conseguem pagar. Então, minha esposa e eu, como uma família, pensamos sobre isso e pensamos em perdoar todas as dívidas”, disse Atiq ao explicar o motivo de decidir perdoar as dívidas de seus pacientes.

medico perdoa dividas pacientes 2

O médico teve sua própria clínica de oncologia na cidade de Pine Bluff durante mais de 30 anos. No mês de março, ele se aposentou e fechou a clínica. Logo nos primeiros meses após o fechamento, ele chegou a acionar uma empresa de cobrança para tentar cobrar os pagamentos de seus ex-pacientes, mas logo decidiu parar de entrar em contato.

medico perdoa dividas pacientes 3

Na semana de natal, os pacientes receberam uma notificação que dizia: “Espero que você esteja bem. A Clínica do Câncer de Arkansas teve o orgulho de atendê-lo como paciente. Embora vários seguros de saúde paguem a maior parte das contas, para a maioria dos pacientes, mesmo com as franquias as somas podem ser onerosas. Infelizmente, é assim que nosso sistema de saúde funciona atualmente. A Clínica de Câncer de Arkansas está fechando sua prática após mais de 30 anos de serviço dedicado à comunidade. E nós decidimos renunciar a todas as dívidas. Boas festas”.

medico perdoa dividas pacientes 4

Segundo ele, a pandemia contou muito na decisão. Com milhões de americanos desempregados e sofrendo os efeitos dos bloqueios, ele se deu conta de que muitos simplesmente não podiam pagar. “Desde que comecei a praticar, sempre me senti bastante desconfortável com pacientes doentes, não apenas tendo que me preocupar com sua própria saúde e qualidade de vida e sua longevidade e suas famílias e seus empregos, mas também com dinheiro”, explicou.

medico perdoa dividas pacientes 5

Bea Cheesman, presidente da RMC of America – a empresa de cobrança, considerou sua decisão um “gesto muito gentil”. A partir de agora, ele dedicará seu tempo a dar aulas para alunos de medicina da Universidade de Arkansas. Com o sentimento de dever cumprido, ele espera que tenha feito a diferença na vida destas pessoas. Nós não temos dúvidas! “Só espero que isso tenha dado a eles um pequeno suspiro de alívio e facilitado para que enfrentem outros desafios que possam enfrentar em suas vidas”, disse.

 

Fotos 1, 2 e 3: divulgação
Fotos 4 e 5: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube