Relações Humanas

Descubra o poder do ‘não’ para sua saúde mental e relacionamentos

2021-10-26

Descubra o poder do ‘não’ para sua saúde mental e relacionamentos

O quão difícil para você é estabelecer limites? Desde pequenos somos ensinados pelos nossos pais a jamais dizer ‘não’, afinal, obedecer implica em dizer ‘sim’ para tudo. O problema é que existe uma linha muito tênue entre disciplina e subordinação – e assim vamos cristalizando a crença de que dizer ‘não’ é errado, é feio, é coisa de gente egoísta. O tempo passa, nos tornamos adultos com síndrome de super herói e acreditamos que precisamos dar conta de tudo. O ‘não’ é mais do que uma palavra, ele é uma frase completa e é essencial para a saúde mental das pessoas.

dizer nao
Foto: Sigmund / Unsplash

Aprendemos socialmente a não estabelecer limites, somos ensinados que não devemos dizer ‘não’ e que é indelicado ignorar os desejos do outro. É exatamente esse o mecanismo que nos impede de dizer exatamente o que queremos e de lutar pela vida que merecemos em prol do outro. Muitas vezes abdicamos de nossas próprias vontades e permanecemos em relações e empregos tóxicos, apenas pela dificuldade de impor limites e dizer um simples ‘não’. Veja o que acontece quando você não se sente capaz de dizer ‘não’:

1. Não ter limites claros te faz infeliz

Precisamos desmistificar essa questão dos limites, uma vez que é perfeitamente possível ser claro com gentileza. Dizer ‘não’ não significa brigar, gritar ou cortar relações, mas apenas mostrar até onde você pode ir e deixar claro quais são as suas necessidades. Dizer ‘não’ significa dizer o que você precisa, em vez de ficar bravo quando os outros não conseguem ler sua mente e não se esgotar tentando fazer o “suficiente” para os outros.

2. Quando você se recusa a estabelecer limites, cria raiva e ressentimento em suas relações

Pode até parecer contraditório, mas definir os limites a partir de um lugar de amor e respeito por si mesmo, em vez de um lugar de medo e controle em relação a outra pessoa – é mais do que necessário pela saúde de seus relacionamentos. De que adianta dizer ‘sim’ e depois ficar se martirizando por isso – e pior ainda, começar a sentir raiva do outro, pelo seu próprio erro de ter colocado na frente de você mesmo?

3. Você ensina seu subconsciente que não é merecedor

Muita gente tem a crença de não merecimento, sem se dar conta de como ela surge. Saiba que muitas vezes ela nasce da dificuldade em estabelecer limites, uma vez que ao fazer isso você está sempre colocando o outro à sua frente e mostrando ao seu próprio subconsciente que você não é merecedor, que o outro sempre vem em primeiro lugar. Tudo que você precisa entender é que, estabelecer limites não diz respeito a tentar mudar o outro, mas sim em atender às suas necessidades, sem necessariamente fazer com que o outro sacrifique suas próprias. Dizer ‘não’ não é falta de respeito, mas sim uma maneira de valorizar a pessoa mais importante de sua vida: você mesmo – e você pode fazer isso e ser gentil e prestativo ao mesmo tempo.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.