Relações Humanas

O que significa estar presente na vida de alguém (e na sua)

2021-08-27

O que significa estar presente na vida de alguém (e na sua)

Muitos de nós passamos pela vida acreditando que conseguimos dar conta de tudo. No entanto, em momentos onde tudo parece desmoronar, percebemos o quão importante é ter alguém com quem contar. Porque enquanto colecionamos amigos de redes sociais, são pouquíssimos que irão estar lá por nós quando temos pouco a oferecer em troca. Essas são as pessoas que, de fato, estão presentes na sua vida, e é graças a elas que conseguimos superar o mais difícil dos desafios. Mas afinal de contas, o que significa estar presente na vida de alguém (e na sua)?

estar presente 1
Foto: Lina Trochez / Unsplash

Se você procurar no dicionário, presença está definido como o ato de estar em um determinado lugar, no sentido de comparecimento. Mas essa maneira de pensar, deixemos para aqueles que enxergam apenas o que os olhos podem ver. Presença é olhar atento, é oferecer uma escuta compassiva e sem julgamentos, e, sobretudo, aquilo que você tem de mais precioso: seu tempo. Isso vale para qualquer tipo de relacionamento, inclusive de você com você mesmo.

estar presente 2
Foto: Dingzeyu Li / Unsplash

A terapeuta holística Maryam Hasnaa tem uma frase que resume perfeitamente o ato de estar presente na vida de alguém. “Um curandeiro não cura você. Um curador é alguém que reserva espaço para você enquanto você desperta seu curador interior, para que possa curar a si mesmo”. Em outras palavras, ninguém tem o poder de nos salvar – apenas nós mesmos, mas quando sentimos o poder do apoio incondicional de um amigo ou familiar, nos sentimos fortes para ir atrás da cura.

estar presente 3
Foto: Harli Marten / Unsplash

Mas isso também vale em relação a nós mesmos. Não existe um atalho, um curso de um final de semana ou livro de autoajuda, que irá te ajudar. Tampouco um amigo ou familiar, que resolverá todos os seus problemas. Seja o que estiver acontecendo em sua vida que te deixe insatisfeito, a única maneira de mudar essa realidade, é através da presença, de sua própria disponibilidade em mudar isso.

estar presente 4
Foto: Annie Spratt / Unsplash

É sobre estar totalmente presente na experiência através da aceitação. São as pessoas compassivas e enraizadas em nossa vida que irão nos ajudar a enfrentar a tempestade e permanecer na luz novamente. É a consciência de seu próprio valor, que irá te impulsionar a mudar aquilo que já não merece mais ocupar espaço. Tudo começa a partir do estado de presença.

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.