Saúde

O simples exercício de respiração que garante o fim da insônia

2021-08-19

O simples exercício de respiração que garante o fim da insônia

Até o início de 2020, mais de 40% dos brasileiros sofriam de algum distúrbio do sono e o número só tem aumentado com a pandemia. Se algumas pessoas acordam no meio da noite e não conseguem mais dormir, outras sequer pegam no sono devido à dificuldade de esvaziar a mente de pensamentos e preocupações. No entanto, um simples exercício de respiração pode ser a chave para o fim da insônia e uma boa noite de sono reparador.

respiracao para insonia
Foto: Andisheh A / Unsplash

A respiração consciente faz parte de uma série de saberes, entre eles o yoga e a meditação. Ela é um reflexo direto da qualidade da mente, portanto, se sua mente está ocupada e ativa, sua respiração vai ficar instável e acelerada, o que não apenas compromete seu sono, como sua própria saúde mental. Tudo que você precisa fazer para praticar essa técnica é concentrar sua atenção na respiração, o que trará consciência ao corpo e o ajudará a recuperar o controle sobre sua mente. Lembre-se: você que deveria controlar sua mente – e não o contrário!

Como fazer o exercício de respiração

A técnica consiste em respirar com a proporção de um para dois. Conte mentalmente até três enquanto você inspira e até seis quando você expira. O objetivo é reduzir o intervalo entre a inspiração e a expiração para que a respiração seja suave e contínua. Coloque as duas mãos na barriga e feche os olhos. Mande embora todo e qualquer pensamento e concentre-se apenas em sua respiração. Faça isso até pegar no sono ou quando sentir que está calmo o suficiente para fechar os olhos e dormir. Não use o smartphone depois disso!

respiracao insonia 2
Foto: Mathilde Langevin / Unsplash

Se você for capaz de mudar sua respiração, será capaz de mudar a qualidade de sua mente e suas emoções – é por isso que a respiração é tão poderosa. Nunca subestime seu poder!

 

 

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.