Saúde

OMS afirma que o mundo nunca esteve tão próximo de erradicar a malária

2020-12-14

author:

OMS afirma que o mundo nunca esteve tão próximo de erradicar a malária

A edição de 2020 do Relatório Mundial da Malária, emitido pela OMS – Organização Mundial da Saúde, afirmou que o mundo nunca esteve tão próximo de erradicar a doença. Segundo a instituição, mais de 7,6 milhões de mortes foram evitadas nos últimos 20 anos graças aos esforços conjuntos de diversos países. A taxa de mortalidade caiu quase 60% nas últimas duas décadas, atingindo o nível mais baixo já registrado.

malaria erradicada 2

Endêmica das regiões tropicais e subtropicais devido à chuva abundante, a malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, sendo que cerca de 90% dos casos e das mortes ocorrem em África. Uma das maneiras mais eficazes de evitar a doença é através da prevenção das picadas de mosquito, já que não existe vacina eficaz contra a malária.

malaria erradicada 3

Geralmente associada à pobreza, o relatório afirma que a resposta global à doença nas últimas 2 décadas representa um período de sucesso sem precedentes no controle da malária. Segundo a OMS, cerca de US $ 3 bilhões foram gastos no ano passado no controle e eliminação da malária, em comparação com US $ 2,7 bilhões em 2018 e US $ 3,2 bilhões em 2017.

As maiores contribuições em 2019 vieram do governo dos Estados Unidos, que forneceu US $ 1,1 bilhão, seguido pelo Reino Unido, que doou US $ 0,2 bilhão. Sinal de que a doença é evitável, esta é a prova do quanto é importante investir em ciência!

 

Fotos: Unsplash

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube.