Saúde

Os 6 nutrientes mais importantes para você ter uma pele saudável

2021-06-07

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Os 6 nutrientes mais importantes para você ter uma pele saudável

Somos o que comemos. As pessoas nunca estiveram tão empenhadas em ter uma boa alimentação, uma vez que os benefícios desta prática já foram comprovados em inúmeras pesquisas. E eles vão além de um corpo enxuto e da prevenção de doenças, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Uma boa alimentação também garante uma pele saudável – e não podemos esquecer que a pele é o maior órgão do corpo humano. De nada adianta cremes caros, tratamentos inovadores e uma rotina de skincare intensa se você não se alimentar bem, por isso preparamos uma lista com os 6 nutrientes mais importantes para você ter uma pele saudável.

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Foto: Kayla Maurais / Unsplash

“Cada alimento que você escolhe inclui um perfil nutricional que resultará em reações em cadeia dentro do seu corpo. A escolha de alimentos adequados à sua saúde o ajudará a ter uma vida longa e mais saudável”, explica Veronica Campbell –  nutricionista na Filadélfia – Estados Unidos. Segundo ela, a pele é como se fosse um espelho de todo o resto: “A pele é o nosso maior órgão, e costumo chamá-lo de‘ espelho mágico ’porque dá um excelente reflexo externo do que está acontecendo dentro de nossos corpos”, acrescenta.

Proteína

Engana-se quem pensa que a proteína é importante apenas para a saúde dos músculos. Se você não atender às suas necessidades diárias de proteína, seu corpo retirará as reservas, como os músculos, e limitará os usos não essenciais, como a qualidade do cabelo e das unhas. Para dar um brilho especial à pele, o ideal é que todas as refeições possuam proteína. Se você é vegetariano ou vegano, invista em nozes, feijões, sementes e vegetais verde escuro.

Vitamina E

Excelente antioxidante, a vitamina E evita que o corpo sofra os danos causados pelos radicais livres, ou seja, ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento da pele. Embora as necessidades de vitamina E possam ser obtidas exclusivamente por meio da dieta, 90% das pessoas precisam repor esta vitamina. A dose diária recomendada é 15 mg.

Biotina

Presente na gema do ovo, batata doce e banana, a biotina é considerada a vitamina da beleza porque ajuda o corpo a converter alimentos em energia utilizável.

Vitamina C

Amplamente utilizada para o fortalecimento do sistema imunitário, há alguns anos a vitamina C tornou-se a queridinha dos produtos de skincare. Poderoso antioxidante, este nutriente também ajuda a reduzir os danos dos radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo e ajudando na criação de colágeno. Abuse das frutas cítricas, ricas em vitamina C!

Colágeno

Com o envelhecimento, a produção de colágeno diminui, causando rugas e problemas nas cartilagens, por isso o ideal é evitar a luz ultravioleta e tomar suplementos vitamínicos à base de colágeno.

Ômega 3

Este poderoso nutriente pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, mas também a hidratar a pele, reduzindo a vermelhidão, dermatite e até mesmo a acne. Ele pode ser encontrado nos peixes, abacate, nozes e sementes.

 

 

 

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