Criatividade

Parceria entre artista e 60 mil abelhas cria busto de Nefertiti de cera e favo de mel

2021-01-17

author:

Parceria entre artista e 60 mil abelhas cria busto de Nefertiti de cera e favo de mel

As abelhas são consideradas os seres vivos mais importantes do planeta e diante de sua importância, um artista encontrou uma maneira incomum de homenageá-las. Com uma ajuda da tecnologia e através de uma parceria com 60 mil abelhas, o holandês Tomáš Libertíny recriou o icônico busto de Nefertiti- uma das figuras mais famosas do Antigo Egito. No entanto, desta vez a obra foi feita com cera de abelha e favo de mel.

nefertiti cera de abelha 1

A obra começou a ser construída quando o artista construiu um modelo 3D do busto original de Nefertiti, em 2019. O busto foi então apresentado em um festival de verão de Rotterdam, quando os visitantes tiveram a chance de observar o processo de construção das obras de arte das abelhas em um museu. “Durante esse tempo, a colônia de abelhas ocupou a moldura vazia e acrescentou favo de mel e cera de abelha, dando forma lentamente à escultura”, conta o artista.

nefertiti cera de abelha 2

No ano seguinte, o busto foi concluído ao ar livre na Eslováquia e exibido como parte da mostra individual de Libertíny, em Amsterdã. A cera de abelha natural é um dos materiais naturais mais duráveis. Esta escultura durará facilmente milhares de anos se for mantida em um ambiente adequado”, completa o holandês.

nefertiti cera de abelha 3

Segundo ele, a ideia de sua criação era trabalhar a contradição entre frágil e duradouro, presente em sua escultura. É como acontece com as pessoas, às vezes os corações sensíveis são os mais fortes de todos. Acho que é uma mensagem muito poderosa, especialmente quando apresentada como uma das mulheres mais icônicas da história humana”, explica. A obra está atualmente exposta na Rademakers Gallery, na Holanda e, de fato, é uma das mais belas homenagens já feita às abelhas.

nefertiti cera de abelha 4 nefertiti cera de abelha 5

 

Fotos: Studio Libertiny

 

Gostou do artigo?

Siga a gente no Instagram.

Curta a nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal no Youtube